Fechar
GP1

Política

Apelação do prefeito de Amarante condenado por danos morais aguarda pauta para julgamento

Luiz Neto, condenado por agredir funcionário da Cepisa com facão, alegou, na contestação, que agiu legítima defesa

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarVítima, João Gramosa Vilarinho(Imagem:Reprodução) João Gramosa Vilarinho
Está aguardando pauta para julgamento na 2ª Câmara Especializada Cível a apelação interposta pelo prefeito de Amarante, Luiz Neto Alves de Sousa, condenado pelo Juiz de Direito Netanias Batista de Moura a pagar R$ 30.000,00 a título de indenização por danos morais a João Gramosa Vilarinho, que teve sua casa invadida e recebeu dois golpes de facão por parte do prefeito. O relator da apelação é desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.

Entenda o caso

A ação de indenização por dano moral foi ajuizada em 04 de junho de 2010, através do advogado Vilson Raul Ferreira. Segundo a ação, o prefeito Luiz Neto Alves de Sousa teria se dirigido à residência de João Gramosa Vilarinho, gerente da Cepisa em Amarante, armado de um facão, por acreditar que teria sido ele o responsável pelo corte da energia elétrica em uma festa no clube de seu irmão, na localidade Esmeralda. O prefeito invadiu a casa e tentou esfaqueá-lo.

Luiz Neto alegou, na contestação, que agiu legítima defesa já que a vítima estaria mordendo um de seus dedos e acrescentou que o golpe desferido não foi dado com a lâmina do facão e sim, com a folha lateral. Para o Juiz, “não ficou comprovado nos autos que a parte autora tenha praticado algum ato que sustente a afirmação da parte ré de que agiu em legítima defesa”. Marta Gramosa, filha de João Gramosa Vilarinho, estava na residência no momento da agressão e também prestou queixa à polícia. "O prefeito entrou na minha casa para me matar. Foi uma tentativa de homicídio”, afirmou João Gramosa.

As testemunhas ouvidas em juízo confirmaram a agressão. O Juiz de Direito Netanias Batista de Moura condenou o prefeito a pagar R$ 30.000,00 a título de indenização por danos morais, para o Juiz “além do sofrimento físico, a parte autora sofreu danos morais por ter sua casa invadida, por ter apanhado em frente a seus familiares, pelas publicações em jornais e deboches na comunidade em relação ao ato relatado”.

Imagem: ReproduçãoPrefeito de Amarante, Luis Neto Alves de Sousa, condenado por agressão(Imagem:Reprodução)Prefeito de Amarante, Luis Neto

Ação Penal


Pela tentativa de homicídio, o prefeito é réu em ação penal no Tribunal de Justiça que tramita na 1ª Câmara Especializada Criminal. A denúncia do Ministério Público foi recebida por maioria dos votos em 05 de julho de 2011. A pena pode chegar a 20 anos de reclusão.

A reportagem do GP1 tentou ouvir o prefeito Luiz Neto, mas o telefone celular do mesmo só chama, assim como o telefone do seu chefe de gabinete, Rocha. O telefone da Prefeitura ao qual tivemos acesso não funciona.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.