Fechar
GP1

Política

Zé Filho participa de entrevista na TV Meio Norte

O governador e candidato à reeleição concedeu entrevista ao Jornal Agora, na TV Meio Norte, na tarde de hoje (03) e falou sobre saúde, segurança pública e educação, dentre outros assuntos.

O governador e candidato à reeleição Zé Filho (PMDB) participou agora a tarde de entrevista no Jornal Agora, na TV Meio Norte. O candidato falou sobre segurança pública, saúde, educação, dentre outros assuntos.

Questionado sobre sua motivação a continuar no Governo do Piauí, Zé Filho destacou a mudança que realiza na vida das pessoas.

“O mais importante quando se tem o poder de ser governador, e eu, principalmente, tenho, é o orgulho de melhorar a vida das pessoas. Eu me orgulho de estar melhorando a vida das pessoas. Isso é o que mais me orgulha e mais me motiva e quero continuar a fazer. Eu quero ter oportunidade de acabar com o sofrimento das pessoas. É um absurdo em pleno século XXI, ver pessoas passarem pelo sofrimento de faltar água e comida”, disse o governador, candidato à reeleição.
Imagem: TV Meio NorteCandidato Zé Filho(Imagem:Reprodução)Candidato Zé Filho
Sobre a real situação financeira do Piauí, Zé Filho disse que as contas do Estado estão equilibradas e que o Estado tem dinheiro em caixa, inclusive para o pagamento do décimo terceiro salário de servidores.

“O Estado não está esbanjando recursos, mas está equilibrado, na normalidade. Temos dinheiro em caixa para o 13º salário. Podem falar, usar o terrorismo, mas não adianta, o Estado tem dinheiro, não há com o que se preocupar ”, disse.

Sobre segurança pública e os constantes casos de violência na capital, o governador falou que serão realizadas atividades especiais de segurança em alguns bairros de Teresina.

“Estamos tomando providencias; já reunimos as polícias militar e civil, a Secretaria de Ação Social, a Coordenação de Combate às Drogas para a realização de uma ação especial nesses bairros. Esse é um problema complicado que está tomando conta do mundo todo, e no Piauí não é diferente. A maioria dos crimes aqui vem acontecendo por briga de gangues, disputas de áreas, e as pessoas envolvidas são geralmente pessoas que não tiveram oportunidades na vida.E outra coisa, temos que mudar a legislação atual, porque, por exemplo, no caso do taxista assassinado recentemente, o assassino estava preso e a justiça mandou soltar. Quem nos garante que daqui a dez ou quinze dias ele não estará solto novamente? Vamos entrar com ação especial, estamos entrando em contato com a Secretaria de Segurança, Polícia Militar, com uso de toda força do Estado e as áreas de inteligência que vão atuar em vários bairros na cidade”, disse Zé Filho.

Ainda sobre segurança no Estado, Zé Filho falou acerca da expectativa de contratação de policiais militares no Piauí.

“Em relação ao efetivo da Polícia Militar infelizmente em quatro anos nós não vamos corrigir a defasagem atual que se encontra a PM. Atualmente temos seis mil homens quando deveriam ser doze mil. Nosso governo prevê concurso nos próximos quatro anos para três mil vagas para a Polícia Militar, além do que, prevemos um resgate na policia civil. Somente nos quatro meses de mandato, nomeamos mais de 220 novos agentes para a polícia civil”, destacou Zé Filho.

O governador também falou acerca do policiamento no interior do estado. “Tem várias cidades que não têm um policial militar, que contam com delegacias sucateadas, mas isso vem lá de trás, ao longo desses 12 anos do governo do PT. Em oito anos do governo do candidato do PT, foram oito anos em que menos se investiu em segurança no Piauí. Nos nossos quatro meses de governo, abrimos concurso, colocamos 400 policiais para fazer novos cursos. A RONE tem que ser expandida para outras cidades além dos monitoramentos eletrônicos que faremos nas cidades acima de 30 mil habitantes”, destacou o governador.

Zé Filho falou sobre suas estratégias para trazer mais empresas para o Piauí e assim gerar mais emprego e renda, destacando a importância da melhoria na energia do estado para o seu desenvolvimento.

“Não podemos industrializar o Piauí com essa energia que nós temos. Há quanto tempo se promete pagar a dívida da Eletrobrás com os fornecedores aqui? Estamos entre as três piores energias do Brasil, e aqui do lado, ao passar da ponte, em Timon, você tem a terceira melhor energia do Brasil”, disse.

Questionado se seria então a favor da privatização da energia no Piauí, Zé Filho disse que se for um benefício para a qualidade do serviço, não é contra.
“Se for para melhorar e ter energia de qualidade, por que não? Sem energia não teremos desenvolvimento”, destacou.

O candidato à reeleição falou sobre suas ações na saúde, destacando o modelo de saúde integrada entre os municípios.

“É um modelo que agiliza. São medidas simples que dão conforto para as pessoas. Se você for ao HUT hoje, é outra coisa. Você sai de Caracol, Paulistana, Corrente, para o HUT e sai com leito reservado, cirurgia agendada. Não é como antes onde você era jogado e esperava, em cima de uma maca, uma vaga em um hospital qualquer. Hoje não acontece mais isso. Além disso, fizemos a implantação do terceiro turno do HGV, hoje temos cirurgias no turno da noite lá;e também estendemos o IAPEPE SAÚDE até para os netos de quem é beneficiado”, disse Zé Filho.

Zé Filho falou sobre o Porto de Luís Correia, iniciado em 1976, e disse que a verba aprovada pelo Programa de Aceleração do Crescimento não foi liberada por motivos de perseguição política.

“O Porto de Luís Correia é um sonho. São 38 anos que aquilo tem de historia, e hoje está sob investigação da Polícia Federal, investigação ainda da época da gestão do candidato do PT, o que impossibilita qualquer alteração e intervenção da obra; o Porto está em tomada de contas especial do TCU , o que isso causa vergonha, indignação, esse tratamento que esse governo teve com o Piauí”, disse Zé Filho.

Sobre educação, Zé Filho falou sobre a ação integrada com municípios.

“O projeto que temos é fazer uma coisa casada com a escola integral, estágio e no final, com primeiro emprego. Vamos conceder uma isenção para empresas que vão gerar empregos e elas terão que oferecer uma porcentagem de empregos e estágios para pessoas que estudaram na rede estadual de ensino”, disse o governador.

Zé Filho também respondeu a perguntas de telespectadores e abordou o Programa do Leite.
“É um programa que vamos retomar para as escolas estaduais de ensino fundamentais I e II, e vamos gerar uma cadeia produtiva importante para nossa região. Os alunos que tiverem frequência de 80% das aulas vão ter direito ao leite. E além disso, já está funcionando o sistema de mensagem entre a escola e os pais. O aluno que falta a escola, o pai é avisado via mensagem no celular”, destacou.

O candidato também falou acerca das estratégias para a erradicação da pobreza no estado.
“Temos que incentivar a agricultura familiar, tirar as pessoas da situação de pobreza, fortalecendo o primeiro emprego, dando condições de trabalhador, dando condição de produzir, dando independência a esse estado e liberdade para as pessoas. Vamos industrializar o estado e profissionalizar as pessoas”.

Zé Filho encerrou sua participação no programa pedindo o voto da população para a construção de um Piauí mais justo.

“Quero dizer que estou confiante. Peço a Deus que me dê a condição de ser o governador do Estado se for para melhorar a vida das pessoas. Tenho orgulho de ser piauiense, e vamos construir um Piauí melhor, mais justo e igualitário. Vamos juntos construir essa mudança e essa alternância de poder”, finalizou o candidato.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.