Fechar
GP1

Política

Lula é intimado para prestar depoimento na Operação Zelotes

O ex-presidente Lula será intimado pela PF para prestar depoimento.

A força-tarefa da Polícia Federal expediu mandado para que o ex-presidente Lula seja intimado para prestar depoimento na Operação Zelotes sobre o suposto esquema de compra de medidas provisórias editadas em seu governo e no da presidente Dilma. O mandado 6262 é do dia 3 de dezembro e pede que Lula compareça na quinta-feira (17) na sede da Polícia Federal em Brasília.
Imagem: Lucas Dias/GP1Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Lula

O documento foi assinado pelo delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, responsável pelas investigações da Operação Zelotes. Ele afirma que o ex-presidente deverá prestar depoimento para esclarecer “fatos relacionados ao lobby realizado para a obtenção de benefícios fiscais para as empresas MMC Automotores, subsidiária da Mitsubishi no Brasil, e o Grupo CAOA (fabricante de veículos Hyundai e revendedora das marcas Ford, Hyundai e Subaru), bem como outros eventos relacionados a essas atividades”.

Em nota oficial, a assessoria de Lula afirmou que: “O ex-presidente Lula não tem qualquer relação com os fatos investigados. A Medida Provisória em questão foi editada e aprovada pelo Congresso em 2013, quando ele não era mais presidente da República. Mesmo sem ter sido notificado oficialmente para depor, Lula estará, como sempre esteve, à disposição das autoridades para contribuir com o esclarecimento da verdade.”

O ex-presidente Lula assinou as medidas provisórias 471/2009 e 512/2010 que estão sob suspeitas de terem sido compradas por esquema de corrupção que envolve lobistas e montadoras de veículos. As empresas se beneficiaram com a prorrogação de incentivos fiscais.

Filho de Lula


O filho caçula do ex-presidente Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, recebeu R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni, consultoria contratada pelas duas montadoras para fazer lobby pelas MPs por meio de sua empresa, LFT Marketing Esportivo.
Imagem: Reginaldo Castro/Lancepress/VEJALuís Cláudio Lula da Silva(Imagem:Reginaldo Castro/Lancepress/VEJA)Luís Cláudio Lula da Silva

Mediante suspeitas de que o dinheiro seja pagamento pela edição de normas, a PF pediu esclarecimento a Luís Cláudio e descobriu que o documento entregue pelo filho de Lula era uma cópia de material produzido na Internet.

O depoimento de Luís Cláudio também não foi convincente pela PF e pelo MP, visto que ele não conseguiu explicar a razão de ter recebido uma quantia tão alta. Mauro e Cristina, sócios da consultoria, já estão presos pela PF.

Até agora a Justiça aceitou denúncia do MP contra 18 pessoas suspeitas de participar do esquema.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.