Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira será investigado por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro

"Contestei com veemência as acusações a meu respeito (..) e disse que renunciaria ao meu mandato porque tratavam-se de afirmações sem fundamento", disse o senador.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki deferiu nesta sexta-feira 21 (vinte e um) pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, referentes a autoridades com prerrogativa de foro e outros possíveis envolvidos em investigação cujo foco principal são desvios de recursos da Petrobras.

O senador piauiense Ciro Nogueira (PP) e mais vinte e sete parlamentares serão investigados por formação de quadrilha (art. 288 do CP), corrupção passiva (art. 317 do CP) e lavagem de ativos financeiros (Lei n. 9.613/2008). O pedido de abertura de inquérito foi feito através da petição 5260 (clique aqui e confira).

Segundo depoimento do doleiro Alberto Youssef, um dos principais articuladores do esquema, o senador seria beneficiário do pagamento de propina ao PP. Segundo Paulo Roberto Costa, Ciro Nogueira assumiu liderança "informal" da legenda após a morte de José Janene e era ele quem determinava como seriam feitos os repasses ao PP.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Ciro Nogueira(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Ciro Nogueira
Para o procurador da República Rodrigo Janot “o recebimento, por parte de agentes políticos, de recursos ilícitos oriundos do esquema criminoso perpetrado junto à PETROBRAS (inclusive com participação de diretores da sociedade de economia mista) é capaz de configurar o crime de corrupção passiva qualificada)”.

“(...) no caso concreto os agentes políticos não apenas tinham consciência de que os valores eram provenientes das vantagens indevidas destinadas aos diretores e altos funcionários da PETROBRAS, mas também atuavam, direta ou indiretamente, para a continuidade do esquema criminoso, tanto pela manutenção dos diretores em seus cargos, como pela manutenção do cartel de empresas ou, ao menos, pela não interferência em seu funcionamento”, destacou o procurador.

O senador piauiense foi ainda investigado em três procedimentos preliminares, petições 5261 (clique aqui e confira), 5287 (clique aqui e confira) e 5288 (clique aqui e confira), que tramitavam em segredo de Justiça e foram arquivados.

Outro lado

O senador Ciro Nogueira se pronunciou, na manhã deste sábado (07), a cerca da investigação do escândalo da Petrobras. Na nota, o senador agradece a todos que acreditaram nele diante de “tantas calúnias divulgadas nos dias que antecederam a publicação da lista da operação lava jato”.

Ciro assegura que não compactuou com qualquer ato ilícito. "Contestei com veemência as acusações a meu respeito (..) e disse que renunciaria ao meu mandato porque tratavam-se de afirmações sem fundamento", disse o senador.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.