Fechar
GP1

Política

Silas Freire participa de seminário sobre segurança pública

Segundo Silas Freire, esse seminários são de extrema importância já que acabam surgindo novas ideias para as guardas municipais e uma conscientização da importância desta instituição.

 A Comissão de Legislação Participativa promoveu, nesta quarta-feira (13), o 7º Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública. O evento foi realizado por sugestão da ONG SOS Segurança Dá Vida e pela Associação das Guardas Municipais. O objetivo do evento é discutir o papel das guardas municipais no combate à violência e os principais projetos em tramitação no Congresso Nacional que tratam da instituição e seus integrantes.

O deputado federal Silas Freire (PR-PI) esteve no evento, onde falou do passo importante que a capital Teresina deu em relação a instituição da Guarda Municipal. “Estou deputado, mas sou jornalista no Piauí, e durante anos apresentando meu programa sempre reivindiquei a instalação da Guarda Municipal na capital. Para nossa felicidade, há um mês, o prefeito de Teresina, Firmino Filho começou o projeto para a criação da Secretaria Municipal de Segurança Social e também da Guarda Municipal”, declarou Silas Freire.

Imagem: Lucas Dias/GP1O deputado Silas Freire esteve presente na festa (Imagem:Lucas Dias/GP1)O deputado Silas Freire esteve presente na festa

Segundo Silas Freire, esse seminários são de extrema importância já que acabam surgindo novas ideias para as guardas municipais e uma conscientização da importância desta instituição junto às prefeituras, a Polícia Militar e a sociedade de maneira geral.
As guardas municipais foram criadas pela Constituição de 1988 para a consolidação de sua autonomia em relação aos estados e à União. No ano passado, ganharam um estatuto por meio da Lei 13.022. Pela definição, são instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas que trabalham para solucionar conflitos, atuar como agentes de trânsito nas vias municipais e fazer o encaminhamento do autor das infrações ao delegado de polícia, nos casos de flagrante delito.

Existem mais de 134 mil guardas municipais em mais de 1.300 municípios brasileiros e Teresina em breve vai contribuir para o aumento dessas estatísticas. “Não podemos deixar de louvar a atitude do Prefeito Firmino Filho, que mesmo encontrando restrições financeiras vai conseguir instituir a Guarda Municipal. Quero somar a essa luta, porque essas conquistas agora também serão conquistas da nossa Teresina”, finalizou Silas Freire.

Confira o vídeo do discurso do deputado

Pronunciamento do deputado Silas Freire


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.