Fechar
GP1

Política

Wellington diz que Piauí irá produzir 10% da energia eólica do Brasil em 2017

"Temos condições de alcançar até 2019, o que o Brasil está comemorando hoje. Cerca de 7 giga de energia entre eólica e solar", declarou o Governador.

O governador Wellington Dias (PT) diz estar confiante no atual potencial do Piauí para energia eólica. Na próxima sexta-feira (11) deve ser inaugurada a primeira etapa da maior subestação de energia eólica do Brasil, com a possível participação da presidente Dilma Rousseff (PT).

Wellington disse que o Brasil atualmente comemora a capacidade de produzir 7 giga watts de energia eólica. Número que o Piauí poderá atingir sozinho em 2019.

“O Piauí vai agora, em 2017, produzir de 10 a 11% de toda a energia eólica do Brasil. Hoje, o Brasil está comemorando 7 giga de energia eólica. Iniciamos com 0,9 giga em 2008 quando o presidente Lula fez o primeiro leilão. Chegamos agora a 7 giga e o Brasil é o quinto maior do mundo, caminha esse ano para ser o quarto do mundo. Então temos condições de alcançar até 2019, o que o Brasil está comemorando hoje. Cerca de 7 giga de energia entre eólica e solar”, destacou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
O governador explicou que estão sendo feitos vários investimentos nessa área. “Temos naquela região de São João do Piauí, Brejo, Ribeira, 9 projetos de eólica. Vamos inaugurar a maior subestação de energia eólica do Brasil, provavelmente uma das maiores do mundo. Agora também vamos ter o maior investimento em eólica pelo grupo Votorantim. Então há razões para ser otimista e para trabalhar”, disse o governador do Piauí.

Visita de Dilma

A presidente Dilma deve visitar o Piauí na próxima sexta-feira para inaugurar a primeira etapa da maior subestação do Brasil em energia eólica, que está localizada em Marcolândia. “Provavelmente, porque a agenda de presidente muda muito, a presidente Dilma virá sexta-feira que vem para o Piauí, para inaugurar uma etapa em Marcolândia, além de visitar a ferrovia Transnordestina, que já entrou no Piauí”, explicou.

Banco Mundial


Na próxima quarta-feira (9), o governador vai se reunir com membros do Banco Mundial para acertar detalhes da liberação de empréstimo na ordem de R$ 1 bilhão. “A gente deve resolver até dezembro a situação do contrato para abrir o ano de 2016 trabalhando. Com o que a gente tem hoje, conseguimos espalhar obras e investimentos para todas as regiões do estado. Com esse empréstimo do Banco Mundial, o dinheiro vai ser investido, na segurança, saúde, educação, infraestrutura, em várias áreas”, afirmou Wellington Dias. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.