Fechar
GP1

Política

Regina Sousa é a favor de cotas para mulheres no Legislativo

O relatório da PEC se apoiou na argumentação de que as mulheres brasileiras são sub-representadas na vida política.

O Senado concluiu, nesta terça-feira (08), a votação da proposta de emenda à Constituição que estabelece cotas para as mulheres em eleições para o legislativo. O texto prevê um percentual mínimo de representação de gêneros nas casas legislativas e tem percentuais estabelecidos para os três pleitos seguintes à promulgação, serão 10%, 12% e 16%, respectivamente.
Imagem: ReproduçãoSenado Federal(Imagem:Reprodução)Senado Federal
O relatório da PEC se apoiou na argumentação de que as mulheres brasileiras são sub-representadas na vida política. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, dos 513 cargos em disputa em 2014, apenas 51 foram ocupados por mulheres. No Senado Federal, de um total de 81 vagas, somente 13 parlamentares são do sexo feminino.

A senadora Regina Sousa comemorou a aprovação e afirmou que o desafio agora é convencer o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a pautar a matéria o quanto antes para que, sendo aprovada, já entre em vigor nas próximas eleições.
Imagem: Lucas Dias/GP1Regina Sousa(Imagem:Lucas Dias/GP1)Regina Sousa
“É um momento histórico que ainda não está vencido. A Câmara Federal inicialmente rejeitou a proposta por oito votos, mas nós estamos confiantes que esta situação seja revertida. A prioridade agora é convencer o presidente da Câmara a pautar a matéria para que ela seja votada ainda este mês e possa entrar em vigor já no ano que vem”, disse a senadora em entrevista ao GP1.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.