Fechar
GP1

Política

Mais de 75% dos brasileiros defendem saída de Cunha da Câmara

A pesquisa foi feita pelo instituto Datafolha com 2.768 pessoas em 171 municípios.

Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada na edição desta segunda-feira (29) no jornal Folha de S. Paulo, 76% dos brasileiros defendem a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A pesquisa foi realizada com 2.768 pessoas em 171 municípios entre os dias 24 e 25 de fevereiro.

Comparando com a pesquisa realizada no mês de dezembro de 2015, em que 65% dos entrevistados defendiam a saída de Cunha, o número saltou 11 pontos percentuais.
Imagem: Reprodução Eduardo Cunha(Imagem:Divulgação )Eduardo Cunha

Quando questionados sobre uma eventual cassação do mandato de Cunha, o número é ainda maior, 78% dos entrevistados são a favor – na última pesquisa, 82% defendiam a ideia. A pesquisa tem 2% de margem de erro para mais ou para menos.

A reprovação ao Congresso Nacional está em 48% - uma queda de cinco pontos percentuais em comparação com a pesquisa de dezembro.

Trâmite


Na próxima terça-feira (1), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vai continuar a votação do parecer preliminar pela continuidade do processo que investiga Cunha por quebra de decoro parlamentar.

Imagem: Cida Sampaio / Estadão ConteúdoClique para ampliarO presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante protesto com notas de dólar falso na Câmara(Imagem:Cida Sampaio / Estadão Conteúdo)O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, durante protesto com notas de dólar falso na Câmara
Durante a CPI da Petrobras, no início de 2015, o deputado afirmou não ter contas bancárias no exterior. Meses depois o Ministério Público da Suíça enviou documentos que comprovavam a existência de contas bancárias ligadas a Cunha e sua mulher no país.

Na quarta-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) irá decidir se aceita ou não a denúncia contra Cunha na Operação Lava Jato. Segundo a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o presidente da Câmara recebeu propina de US$ 5 milhões (cerca de 20 milhões de reais) em um contrato de navios-sonda da Petrobras.

Caso a acusação seja aceita, Eduardo Cunha passa a responder às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro na condição de réu.

Demora

Desde que o processo de investigação contra Eduardo Cunha foi aberto, em novembro, passaram-se 53 dias úteis e o parecer preliminar ainda não foi votado. Nesses 53 dias, o relator inicial, deputado Fausto Pinato (PRB-SP) foi trocado e anularam a votação do parecer de Marcos Rogério, segundo relator, fazendo com que o processo retorne à estaca zero.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.