Fechar
GP1

Política

PF não encontrou objetos de donos de sítio frequentado por Lula

Investigadores acreditam que o sítio Santa Barbara, em Atibaia (SP), é propriedade do ex-presidente Lula. A defesa do petista nega.

A Polícia Federal (PF) divulgou um relatório sobre o sítio de Atibaia (SP), frequentado pelo ex-presidente Lula e familiares, onde informou que foram realizadas reformas e benfeitorias no local de acordo com a demanda do petista e que não foram encontrados objetos de Jonas Leite Suassuana Filho e Fernando Bittar, que seriam os donos reais da propriedade.
Imagem: Polícia FederalCozinha do sítio em Atibaia (SP)(Imagem:Polícia Federal)Cozinha do sítio em Atibaia (SP)

O relatório foi pedido pela delegada federal Renata da Silva Rodrigues e divulgado nesta quinta-feira (17). O laudo é descritivo e fala da propriedade, que tem duas casas, dos materiais utilizados e dos objetos existentes.

"(...) O casal Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia Lula da Silva exercia o uso das principais instalações e benfeitorias do Sítio. Igualmente, foram efetuadas construções, ampliações, adaptações, reformas, instalações de itens de conforto, bem como uso de objetos decorativos personalizados, destinados às demandas específicas do ex-presidente Lula e de sua família. Opostamente, destaca-se que não foram identificados quaisquer objetos de uso pessoal de Jonas Leite Suassuna Filho e de Fernando Bittar", afirmam os peritos.
Imagem: Polícia FederalVista da casa principal do Sítio Santa Barbara(Imagem:Polícia Federal)Vista da casa principal do Sítio Santa Barbara

O Sítio Santa Barbara é um dos pontos investigados pela 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada no início deste mês e denominada Operação Aletheia. Os investigadores suspeitam que Lula pode ter sido beneficiado do esquema de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro descoberto na Petrobras.

Os custos da reforma do sítio em Atibaia e a compra de móveis, segundo as investigações, foram arcadas pelas empresas OAS e Odecrecht, condenadas no âmbito da Lava Jato e pelo pecuarista José Carlos Bumlai, preso em Curitiba.
Imagem: Carlos Nardi/WPP/Estadão ConteúdoVista aérea do sítio em Atibaia (SP)(Imagem:Carlos Nardi/WPP/Estadão Conteúdo)Vista aérea do sítio em Atibaia (SP)

Luiz Inácio Lula da Silva, atual ministro da Casa Civil, nega as acusações e afirma que não é proprietário do espaço. O Instituto Lula afirmou que o petista nunca escondeu que frequenta o local, que pertence a amigos dele e de sua família.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.