Fechar
GP1

Política

Dilma demite diretores da Conab e Denocs após rompimento com PMDB

Walter Gomes de Souza e Rogério Abdalla foram exonerados hoje. Os ex-diretores foram indicados do PMDB.

Nesta quinta-feira (31), a presidente Dilma Rousseff exonerou dois indicados pelo PMDB para o executivo. O governo tentará agora conquistar votos contra o impeachment junto ao PP, PSD e PR.
Imagem: Eraldo Peres/APEm 2015, a Pátria Educadora de Dilma perdeu 10,5 bilhões de reais em recursos(Imagem:Eraldo Peres/AP)Dilma Rousseff

O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Denocs), Walter Gomes de Souza, foi demitido nesta manhã. O exonerado foi indicado pelo peemedebista Henrique Eduardo Alves, que deixou o ministério do Turismo antes mesmo do desembarque do PMDB.

O outro exonerado foi Rogério Abdalla, que era diretor da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) a pedido da bancada do PMDB do Senado.

Após o anúncio do rompimento com o governo, na terça-feira (29), o vice-presidente do partido, Romero Jucá (RR), disse que a partir daquele momento ninguém estava autorizado a "exercer qualquer cargo federal em nome do PMDB".

Apesar da fala de Jucá, seis ministros peemedebistas ainda continuam a frente de ministérios: Kátia Abreu (Agricultura), Marcelo Castro (Saúde), Helber Barbalho (Portos), Celso Pansera (Tecnologia), Eduardo Braga (Minas e Energia) e Mauro Lopes (Aviação Civil).
Imagem: DivulgaçãoMarcelo Castro(Imagem:Divulgação)Marcelo Castro

Kátia e Pansera afirmaram que não vão deixar as pastas. O piauiense Marcelo Castro afirmou em entrevista ao O Globo, nesta quinta-feira (31), que só vai deixar o ministério “amarrado”.

Negociações

O governo deve oferecer cargos para o PR, PP e PSD, que integram a base aliada atualmente, mas que ainda não decidiram se permanece ou não com Dilma após a saída do PMDB.

Além de ministérios, Dilma negocia cargos no 2º e 3º escalão, incluindo presidência de estatal. Petistas preferem, inclusive, abandonar seus cargos para acomodar partidos pequenos e salvar Dilma de um possível impeachment.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.