Fechar
GP1

Política

UBS inaugurada pelo padre Walmir há 5 meses continua sem funcionar

Localizada no bairro Paraibinha a obra foi inaugurada oficialmente no dia 11 de dezembro de 2015 e até hoje continua sem funcionar.

Inaugurada com toda pompa pelo prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), no dia 11 de dezembro de 2015, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Paraibinha ainda não começou a funcionar. Enquanto isso, os moradores continuam sendo atendidos em um posto improvisado instalado em uma casa alugada no conjunto habitacional Petrônio Portela (Cohab).
Imagem: DivulgaçãoDescerramento da placa inaugura da obra(Imagem:Divulgação)Descerramento da placa inaugura da obra
A informação é do vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), que durante a sessão desta quinta-feira, 19, subiu à tribuna da Câmara para denunciar o caos instalado na saúde pública de Picos. O parlamentar culpou a administração, especialmente a gestão caótica do secretário municipal de Saúde, José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé (PT).
Imagem: DivulgaçãoPadre Walmir inaugura UBS da Paraibinha(Imagem:Divulgação)Padre Walmir inaugura UBS da Paraibinha

Obra inacabada

Denominada de Unidade Básica de Saúde “Sônia Maria de Moura Leal Martins”, a obra foi inaugurada pelo Padre Walmir (PT) no dia 11 de dezembro do ano passado. Porém, como a construção do prédio ainda não foi concluída, o atendimento à população até hoje não teve início.

Imagem: José Maria Barros/GP1UBS de Paraibinha continua sem funcionar(Imagem:José Maria Barros/GP1)UBS de Paraibinha continua sem funcionar
Na manhã desta sexta-feira, 20, a reportagem do GP1 foi até a UBS da Paraibinha e constatou que o serviço de pintura ainda não tinha sido concluído. Ainda existiam restos de materiais nas dependências do prédio, que permanece sem nenhuma utilidade para a comunidade.
Imagem: José Maria Barros/GP1Restos de tinta espalhados pelochã(Imagem:José Maria Barros/GP1)Restos de tinta espalhados pelochã
Orçada em R$ 406.901,46, a obra foi iniciada no dia 15 de março de 2014, com previsão de conclusão em 13 de junho do mesmo ano. Os recursos são oriundos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
Imagem: José Maria Barros/GP1Paredes ainda estão sem reboco(Imagem:José Maria Barros/GP1)Paredes ainda estão sem reboco
Por conta no atraso do funcionamento da UBS, os moradores dos bairros Paraibinha e Cohab também ficaram sem o atendimento odontológico. Como a secretaria de Saúde levou os equipamentos odontológicos para o novo prédio e não colocou a unidade em funcionamento, a comunidade está sem o serviço desde dezembro do ano passado.

Estrutura

Na solenidade de inauguração o prefeito Padre Walmir (P) garantiu que a UBS do bairro Paraibinha contava com uma estrutura planejada para atendimento humanitário. Lá, estariam disponíveis consultórios diferenciados para acolhimento, sala de curativos, de vacina, atividades coletivos, procedimentos e coletas de enfermagem.
Imagem: José Maria Barros/GP1Unidade Básica de Saúde de Paraibinha(Imagem:José Maria Barros/GP1)Unidade Básica de Saúde de Paraibinha
Contaria ainda com um consultório odontológico, uma equipe de profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e uma área ampla para a recepção e espera dos pacientes. Entretanto, para o vereador Rinaldinho (PP), tudo isso ficou apenas em promessa, pois até hoje o prédio está fechado e sem qualquer utilidade.
Imagem: José Maria Barros/GP1Unidade continua fechada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Unidade continua fechada
Imagem: José Maria Barros/GP1Obra está sem utilidade(Imagem:José Maria Barros/GP1)Obra está sem utilidade
Imagem: José Maria Barros/GP1Placa com informações já está no chão(Imagem:José Maria Barros/GP1)Placa com informações já está no chão
Imagem: José Maria Barros/GP1 Inaugurada em dezembro de 2015 UBS ainda não entrou em funcionamento(Imagem:José Maria Barros/GP1) Inaugurada em dezembro de 2015 UBS ainda não entrou em funcionamento



Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.