Fechar
GP1

Política

Silas Freire cobra solução para Parque Serra da Capivara

O parlamentar destacou o atraso no pagamento dos funcionários, além da falta de investimento por parte do Governo Federal.

O Deputado Federal Silas Freire (PR) não se calou diante da notícia de fechamento da Fundação do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Piauí,  e fez um apelo durante a sessão desta quarta-feira (17) na Câmara Federal. O parlamentar destacou o atraso no pagamento dos funcionários, além da falta de investimento por parte do Governo Federal.

“Estamos prestes a passar por uma vergonha internacional. A situação do Parque Nacional da Serra da Capivara está cada vez pior. A falta de atenção e recursos para manter a instituição está praticamente fechando as portas de uma das maiores riquezas do mundo.  A arqueóloga Niède Guidon sofre diuturnamente para manter o parque aberto para o mundo’’. declarou Freire.

  • Foto: Câmara FederalDeputado Federal Silas FreireDeputado Federal Silas Freire

Reconhecido como um Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sudeste do Piauí tem mais de 130 mil hectares abrangendo quatro municípios no interior do Piauí.  Niède Guidon afirmou que o recurso não tem mais como garantir a manutenção e pagamento dos funcionários. Ainda segundo a arqueóloga, a unidade de conservação está abandonada.

Um dia após as denúncias, o Ministério do Meio Ambiente afirmou nesta quarta-feira (17) ter liberado emergencialmente, um milhão de reais para começar a solucionar os problemas. O ministro Sarney Filho, afirmou compromisso com o Parque Nacional Serra da Capivara e está enviando esforços junto ao Governo para conseguir estruturalmente recursos para sanar os problemas do Parque.

“É preciso tomar medidas urgentes. As autoridades, principalmente o Governo Federal tem que agir rápido. Vamos correr atrás de acordos para tentar solucionar de vez os impactos que esse abandono está causando”, destacou Silas Freire.

Entenda o caso

Reconhecido como um Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí, fechou as portas para visitas nesta quarta-feira (17).

De acordo com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), responsável pela manutenção do parque, desde o ano de 2014, os cofres da instituição recebem recursos insuficientes para manter o patrimônio.

Com a dificuldade de zelar pela infraestrutura e pesquisas no local, o quadro de funcionários foi reduzido. Dos 270 trabalhadores que atuavam na fundação, cerca de 90% foram demitidos. Já as guaritas de fiscalização controladas totalmente por mulheres da região e que geram empregos para população local, também foram reduzidas de 28 para apenas 6 que operam no local. 

Patrimônio Cultural da Humanidade

Com mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, o Parque Nacional da Serra da Capivara possui a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.