Fechar
GP1

Política

Justiça do DF condena senador Renan Calheiros a perda de mandato

O senador disse que irá recorrer da decisão com "serenidade".

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi condenado pela Justiça do Distrito Federal a perda do mandato. Na decisão, os direitos políticos do peemedebista também foram suspensos por oito anos. A sentença foi dada pelo juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal.

Renan foi condenado por improbidade administrativa, motivada por enriquecimento ilícito e recebimento de patrimonial indevido. Por meio de nota, Calheiros disse que “a decisão do juiz de primeira instância causa surpresa” e vai recorrer. “O Supremo já julgou esse caso e sequer o recebeu por falta de provas. Todos os ouvidos negam os fatos. Por isso, vou recorrer com serenidade a quem cabe a palavra errada”, disse.

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoRenan CalheirosRenan Calheiros

Filha fora do casamento

O processo é relacionado a uma filha que Renan teve fora do casamento e quase o tirou da Presidência do Senado em 2007, quando a jornalista Mônica Veloso, mãe da filha dele, denunciou que o pagamento da pensão da criança era oriundo do dinheiro de um lobista da empreiteira Mendes Júnior.

Em dezembro de 2007, ele renunciou à Presidência do Senado para evitar a cassação do mandato após ter sido acusado de ter sociedade com João Lyra, usineiro e dono de emissoras de rádio e jornal em Alagoas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.