Fechar
GP1

Política

Marqueteiro João Santana diz que Dilma sofre de amnésia moral

Santana disse ainda que Dilma não tinha conhecimentos sobre os detalhes dos pagamentos, mas se sentia “chantageada” por Marcelo Odebrecht.

O ex-marqueteiro do PT, João Santana, afirmou em depoimento à Justiça Eleitoral que a presidente cassada, Dilma Rousseff (PT), tinha conhecimento sobre o uso de caixa 2 em suas duas campanhas eleitorais para a presidência. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, Santana disse ainda que Dilma não tinha conhecimento sobre os detalhes dos pagamentos, mas se sentia “chantageada” por Marcelo Odebrecht, responsável por turbinar ilegalmente a chapa de Dilma nas corridas presidenciais de 2010 e 2014.

“Infelizmente, sabia”, confessou Santana. “Infelizmente porque, ao me dar confiança de tratar esse assunto, isso reforçou uma espécie de amnésia moral, que envolve todos os políticos brasileiros. Isso aumentou um sentimento de impunidade”, concluiu.

  • Foto: Ivan Pacheco/VEJA.comJoão Santana e Dilma RousseffJoão Santana e Dilma Rousseff

Ainda segundo o marqueteiro, essa amnésia moral, fez com que Dilma não fizesse nenhuma pressão para barrar um acordo internacional entre autoridades do Ministério Público do Brasil e a Suíça, apesar de ter sido avisada que sua situação poderia se complicar. Nem as chantagens por parte de Marcelo Odebrecht fizeram a ex-presidente mudar de ideia.

De acordo com a Veja, esse novo fato citado pode complicar a chapa Dilma-Temer, isso porque o ministro Herman Benjamin, relator do caso, considerou a informação como relevante no julgamento sobre abuso de poder político e econômico nas últimas eleições. João Santana foi uma das últimas testemunhas ouvidas e o processo deve ser retomado na segunda quinzena de maio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.