Fechar
GP1

Política

Senadores querem desarquivar pedido de cassação de Aécio

O recurso, protocolado nesta tarde, foi organizado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também é membro suplente do conselho.

Senadores da oposição conseguiram reunir as cinco assinaturas necessárias para protocolar um recurso contra a decisão do presidente do Conselho de Ética, João Alberto Souza (PMDB-MA), que decidiu arquivar o pedido de cassação do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

Os senadores Lasier Martins (PSD-RS), José Pimentel (PT-CE), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), João Capiberibe (PSB-AP) e Pedro Chaves (PSC-MS), membros titulares do Conselho de Ética, assinaram o recurso. As senadoras Regina Sousa (PT-PI), Angela Portela (PDT-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que são suplentes, também subscreveram o documento.

O recurso, protocolado nesta tarde, foi organizado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também é membro suplente do conselho.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoAécio NevesAécio Neves

De acordo com o Estadão, o recurso traz anexadas as mídias com a gravação do diálogo entre Aécio e Joesley, o termo de depoimento de Joesley prestado ao Ministério Público, a decisão do ministro do Supremo Edson Fachin, que determina o afastamento do senador, além do pedido de prisão e a denúncia contra Aécio assinadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O pedido de cassação de Aécio foi protocolado pela Rede e pelo PSOL com base nas gravações do senador com Joesley. De acordo com João Alberto, o pedido foi arquivado por falta de provas. O prazo para apresentação de recurso se encerra na tarde desta terça.

Já a defesa de Aécio afirma "que as afirmações feitas por criminosos confessos, em busca dos benefícios de uma delação, não devem ser tratadas como prova. As investigações mostrarão que o empréstimo de R$ 2 milhões, oferecido por Joesley Batista ao senador Aécio Neves, não envolveu recursos públicos e muito menos propina. Não houve, portanto, crime ou quebra de decoro parlamentar. Tais esclarecimentos serão prestados em todas as instâncias necessárias para confirmar a correção da conduta do senador".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.