Fechar
GP1

Política

Juiz de Brasília proíbe ex-presidente Lula de deixar o país

A decisão é desta quinta-feira (25) e a Polícia Federal já foi informada.

O juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, proibiu o ex-presidente Lula de deixar o país e determinou que ele entregue seu passaporte. A decisão é desta quinta-feira (25) e a Polícia Federal já foi informada.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal de Brasília que argumentou que existe risco de fuga porque Lula responde a diversas ações penais, acaba de ter uma condenação em segunda instância e vinha adiando diversas vezes seu depoimento na ação penal da qual Ricardo Leite é responsável, derivada da Operação Zelotes, que investiga supostas irregularidades em negociações que levaram à compra de 36 caças da empresa sueca Saab.

  • Foto: Nilton Fukuda/Estadão ConteúdoO ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva discursa durante ato público O ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva discursa durante ato público

Ainda de acordo com o MPF, esse risco também estaria representado no fato do ex-presidente ter intermediado investimentos brasileiros em diversos países estrangeiros, possuindo bom trânsito junto a outros governantes.

Lula pretendia viajar para a Etiópia para participar, no próximo sábado (27), de um evento paralelo à 30ª Cúpula da União Africana, organizado pela FAO, agência de combate a fome da ONU (Organização das Nações Unidas).

Nessa quarta-feira (24), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmou a condenação do ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e aumento a pena de Lula para 12 anos e um mês. O petista ainda pode recorrer no tribunal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.