Fechar
GP1

Política

TRE do Piauí suspende cotas do fundo partidário do PSOL por 6 meses

A sessão foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e o relator foi o juiz substituto José Gonzaga Carneiro.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu, nesta segunda-feira (12), por unanimidade e em harmonia com o parecer do procurador Regional Eleitoral, Patrício Noé da Fonseca, desaprovar as contas do Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) referente ao exercício financeiro de 2015.

O tribunal resolveu ainda suspender o repasse das cotas do fundo partidário da agremiação por um período de 6 meses, além de determinar o recolhimento ao Tesouro Nacional do valor de R$ 230,00, devidamente atualizado, oriundos de fonte não identificada.

De acordo com análise técnica foi verificada pela Coordenadoria de Controle Interno do TRE-PI (COCIN) as seguintes irregularidades na prestação de contas da agremiação: Divergência verificada no valor das cotas do Fundo Partidário declarado e o valor repassado pelo Diretório Nacional/Regional conforme documento obtido pela COCIN no site do TSE; Ausência dos recibos eleitorais relativos às doações dos serviços técnicos profissionais de advogado; Omissão do registro no Demonstrativo de Receitas e Gastos das despesas estimáveis em dinheiro referente aos serviços técnicos profissionais de advogado; e Ausência de apresentação do documento fiscal relativo à despesa correspondente ao cheque nº 0021, no valor R$ 2.655,00, compensado na data de 17/10/2015, conforme verificado no extrato da conta bancária.

Em razão das irregularidades e falhas de natureza graves encontradas, o TRE entendeu que não foi possível o efetivo controle da prestação de contas pela Justiça Eleitoral.

A sessão foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro MartinsSebastião Ribeiro Martins, e o relator foi o juiz substituto José Gonzaga Carneiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.