Fechar
GP1

Política

Temer diz que acordo entre Mercosul e União Europeia será fechado

Temer conversou sobre o assunto com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, neste domingo (11), durante a posse de Sebastián Piñera na presidência do Chile.

Michel Temer embarcou para o Chile na manhã deste domingo (11), para participar da posse do novo presidente do Chile, Sebastian Piñera. O presidente deve voltar para Brasília ainda neste domingo.

  • Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo/Martin Bernetti/AFPMichel Temer e Sebastian Piñera, presidente do ChileMichel Temer e Sebastian Piñera, presidente do Chile

Na ocasião Temer afirmou que Mercosul e União Europeia fecharão acordo "em definitivo", depois de 19 anos de tratativas. O bloco econômico formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai tenta há quase duas décadas selar um tratado de livre-comércio com países da União Europeia.

"Nós aproveitamos para fazer uma reunião, eu e o presidente Macri [presidente da Argentina], sobre a questão da aliança Mercosul e União Europeia, que vai bastante avançada. Temos alguns pequenos pontos para ainda resolver, mas os chanceleres da União Europeia e do Mercosul vão se reunir muito proximamente. Eu acho que, depois de 19 anos, foi isso que eu e o Macri concordamos, nós talvez fechemos em definitivo o acordo Mercosul e União Europeia", disse o presidente.

De acordo com o G1, após a cerimônia de posse do presidente eleito do Chile, o presidente do Brasil conversou com a imprensa. Segundo o Itamaraty, o Brasil é primeiro parceiro comercial do Chile na América do Sul. Já o Chile, o segundo parceiro comercial do Brasil na região. O fluxo comercial entre os dois países chegou a US$ 8,5 bilhões no ano passado.

Ainda de acordo com o presidente Michel Temer, também está próxima a união do Mercosul com a Aliança do Pacifíco, formado pelo Chile, Colômbia, México e Peru.

"Conversei até com o presidente do Peru [Pedro Pablo Kuczynski], muito rapidamente, mas com vistas a logo fazermos uma aliança do Mercosul com a Aliança do Pacífico", afirmou o presidente.

Sebastian Pinerã

Segundo o G1, o novo líder chileno é um empresário bilionário e político de viés conservador. Piñera governou o país entre 2010 e 2014, e agora volta ao poder no lugar de Michelle Bachelet.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.