Fechar
GP1

Política

Comissão de Saúde da Alepi encontra irregularidades em hospitais

"Tem a questão de Simplício Mendes, de São João do Piauí, de Floriano, esse melhorou a questão de organização, todos esses hospitais estão em estado de colapso", disse Teresa Britto.

Os deputados Gustavo Neiva (PSB) e Teresa Britto (PV), membros da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Piauí, criticaram as condições encontradas nos hospitais regionais do Sul do estado durante visitas realizadas na última semana.

De acordo com o parlamentar, os problemas apresentados pelas unidades de saúde são individuais, mas apresentam repetição. Segundo ele, a ausência de profissionais e o atraso salarial interfere no desempenho do hospital.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gustavo NeivaGustavo Neiva

“Cada região e cada hospital tem os seus problemas específicos e em São Raimundo Nonato está o atraso com os servidores, não tem uma escala fechada, falta anestesista, obstetra, ortopedista todos os dias da semana. O Hospital de Uruçuí tem quatro meses de salários atrasados com os servidores terceirizados, tem uma reforma de um centro cirúrgico que se arrasta a mais de 4 anos e a obra está paralisada ainda sem uma definição”, disse.

Para Teresa Britto, "é gravíssima a situação do hospital de São Raimundo Nonato, é necessária uma vistoria urgente, chegar lá sem avisar para ver de fato a realidade".

"Em relação à nutrição são várias as denúncias de que os pacientes estão passando fome, de manhã só é fornecido um pedacinho de pão e um copinho de café, só de ontem para hoje tenho recebidos vários vídeos e várias denúncias, a situação está muito grave em São Raimundo", declarou Britto.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Teresa BrittoTeresa Britto

A parlamentar falou até em pedir a mudança de direção do hospital. "A gestão do hospital de São Raimundo Nonato é muito ruim, vamos pedir a retirada dela e a mudança da gestão, porque da forma que está lá não dá para aceitar".

Hospital de Dirceu Arcoverde

A deputada relatou os problemas encontrados no hospital da cidade de Dirceu Arcoverde. “Na Atenção Básica existem denúncias de que os médicos só querem atender 4 pacientes por dia, então o município tem um hospital que poderia atender três municípios da região, como por exemplo São Lorenzo, Fartura e a própria cidade de Dirceu”, afirmou.

“Essas três cidades estão completamente desassistidas, ou seja, se a pessoa estiver em estado grave é encaminhada para São Raimundo Nonato, se não volta para casa ou vai somente na farmácia e pega medicamento com o farmacêutico”, completou.

Hospital de Uruçuí

Em relação ao hospital de Uruçuí, Gustavo Neiva disse que houve mudanças, mas que não tiveram resultados satisfatórios."Está muito aquém do esperado, do ideal, mas houve alguma mudança. Porque no pronto socorro há três meses era uma tragédia, as pessoas em camas, em cadeiras improvisadas. Há três meses quando nós denunciamos, cobramos do governo soluções para aquela situação caótica e houve algum avanço, mas o avanço ainda muito pequeno. O salário continua atrasado, dois meses de salários atrasados, mas aquelas cenas de pacientes nos corredores isso desapareceu. Então, é sinal que houve alguma melhoria”, concluiu.

Outros hospitais

"Tem a questão também de Simplício Mendes, de São João do Piauí, de Floriano, esse melhorou a questão de organização, todos esses hospitais estão em estado de colapso. Eu preciso de 3 dias para detalhar tudo que eu vi nesses hospitais durante essas visitas que fizemos agora", finalizou a deputada Teresa Britto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.