Fechar
GP1

Política

Esteves Colnago é cotado para assumir Secretaria de Tesouro e Orçamento

Ex-ministro de Planejamento, Colnago é chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais.

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago é cotado para substituir Bruno Funchal na Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento. Chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Esteves tem a confiança do ministro Paulo Guedes. No cargo atual, faz a ponte da equipe econômica com os parlamentares e também articulação política do governo.

Um integrante da equipe econômica disse ao Estadão que Esteves já foi ministro e tem boa interlocução com o Congresso e a experiência necessária para o cargo.

Esteves, porém, já foi convidado no passado para ocupar a Secretaria Especial de Fazenda, que trocou de nome para Tesouro e Orçamento depois que Waldery Rodrigues deixou o cargo. Na época, ele não aceitou.

O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, economista do grupo original de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, também é apontado como opção. Ele está de férias essa semana, fora de Brasília, e é defensor do processo de consolidação fiscal.

O secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, que ficou no cargo e não seguiu Funchal e mais três técnicos que deixaram o cargo, também está sendo citado no Ministério da Economia com outra opção.

Guedes terá dificuldades para preencher os cargos mais técnicos, já que o clima no Tesouro Nacional e na Secretaria de Orçamento é muito negativo, segundo sondagens feitas nas últimas horas pelo Estadão/Broadcast. Ninguém acredita que a crise vá se dissipar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.