Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira aparece na lista de políticos mais influentes do Brasil

A lista compreende os meses de fevereiro e junho de 2021, quando Ciro ainda ocupava o cargo de Senador.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi incluído mais uma vez na lista de parlamentares mais influentes do Brasil. A lista é anualmente divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e compreende os meses de fevereiro a junho de 2021, quando Ciro ainda não havia se licenciado do mandato para assumir o ministério.

Esta é a oitava vez que Ciro aparece na lista de mais influentes. Conforme a organização, os considerados “cabeças” do Congresso Nacional são os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais por algumas qualidades dentre elas a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulação política. Foram listados 100 parlamentares, sendo 66 deputados e 34 senadores.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

Ciro Nogueira entrou na lista pela sua capacidade de articulação. Segundo a Diap, Ciro se enquadra nos parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas e tem capacidade de criar condições de consenso. Os parlamentares considerados articuladores encarregam-se de difundir e sustentar as decisões ou intenções dos formadores de opinião.

Os articuladores normalmente possuem livre acesso aos bastidores do poder e possuem “instinto político”. Foram esses atributos que chamaram atenção do presidente Jair Bolsonaro e que credenciaram Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil, cargo mais importante do Governo.

“Por mais um ano, fui incluído pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar na lista dos políticos mais influentes do cenário nacional. Acredito muito no poder do diálogo e na construção de consensos. Por isso aceitei o desafio de participar do governo do presidente Bolsonaro, para auxiliar na construção de um Brasil melhor, valorizando a liberdade e o cuidado com quem mais necessita”, comemorou Ciro Nogueira.

Além de Ciro, apenas uma parlamentar piauiense apareceu na lista de “cabeças” do Congresso. A deputada Margarete Coelho, vice-líder do Progressistas, apareceu pela primeira vez como uma das mais influentes no cenário político brasileiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.