Fechar
GP1

Política

Ciro Nogueira quer que posse simbolize portas abertas para Congresso

Novo ministro convidou vários partidos para a cerimônia, que vai ocorrer no Palácio do Planalto.

O novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tomará posse na tarde desta quarta-feira, 4, em cerimônia planejada sob medida para mostrar que o governo entra em outra fase, de "portas abertas" para o Congresso, e não só para o Centrão. Líder do Progressistas, principal partido do bloco, Nogueira convidou para a solenidade presidentes de siglas de um amplo espectro político, como PSD, MDB, PSDB, PL, PSL, Solidariedade e Republicanos.

No comando da Casa Civil, o ministro terá a tarefa de apagar incêndios políticos e, agora, até mesmo de debelar a crise com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

Senador licenciado, Nogueira está trabalhando desde a semana passada, tem participado de reuniões com a equipe e já começou a orientar a estratégia de senadores aliados. A posse do novo ministro ficou para esta quarta-feira porque ele não queria correr o risco de ver a festa esvaziada pelo recesso parlamentar.

Com o pré-candidato ao governo do Piauí na Casa Civil, o número de ministérios ocupados por partidos do Centrão passa para quatro. O grupo também é representado pelos deputados licenciados João Roma (Republicanos-BA), no Ministério da Cidadania; Fábio Faria (PSD-RN), nas Comunicações, e Flávia Arruda (PL-DF) na Secretaria de Governo. Faria já anunciou a saída do PSD e vai se filiar ao Progressistas. Todos esses nomes devem deixar o governo em abril para se candidatar às eleições de 2022.

Nogueira terá em mãos uma estrutura com 210 cargos disponíveis para livre nomeação. Avisou, porém, que mudanças drásticas não devem ocorrer neste momento. O ministro tem dito que vai manter Jonathas Assunção de Castro no cargo de secretário-executivo. A função é a segunda na hierarquia da pasta. Jonathas foi secretário-executivo do atual titular da Secretaria-Geral, general Luiz Eduardo Ramos, quando o militar chefiava a Casa Civil e a Secretaria de Governo.

Presenças confirmadas

Expoentes do Progressistas, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL); o líder do governo na Casa, Ricardo Barros (PR) e o ex-vice-governador do Rio Francisco Dornelles já confirmaram presença na posse de Nogueira. Dornelles presidiu o Progressistas antes do novo titular da Casa Civil. O partido é hoje comandado interinamente pelo deputado André Fufuca (MA).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.