Fechar
GP1

Política

Avante lança pré-candidatura de André Janones à Presidência da República

O deputado federal afirmou que o foco da sua candidatura é o combate à desigualdade social.

A pré-candidatura presidencial de André Janones (Avante-MG) foi oficialmente lançada neste sábado, 30. O deputado federal participou de evento em um hotel no bairro de Boa Viagem, no Recife, ao lado de aliados e correligionários. O local abrigou também o Encontro Nacional do Partido Avante. Janones e os dirigentes partidários procuraram unificar o discurso da alternativa pela terceira via.

Em diversos momentos o pré-candidato mineiro ensaiou críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Não dá mais pra continuar nessa polarização onde quem mais sai prejudicado é quem mais precisa”, afirmou.

Foto: Reprodução/InstagramAndré Janones
André Janones

Durante entrevista coletiva, Janones reafirmou sua avaliação de que não existe de fato uma terceira via no País. E também disse que não considera que a retirada de outras candidaturas para fortalecer um único candidato no campo do centro político seja o caminho ideal. "Vejo com bons olhos a proliferação de candidaturas, não vejo como algo preocupante. Não vejo necessidade de unificação, unir uma terceira via. Ou a gente é democrata ou não é. Democracia é isso: pluralidade de candidaturas."

Os dirigentes partidários seguem animados com a pesquisa Ipec que apontou Janones com 2% das intenções de voto, mesma pontuação do governador paulista João Doria (PSDB). “Enquanto tem gente que tá aí a 3 anos pelejando. A gente sem nem lançar", disse André Janones em seu discurso.

Encontro Nacional

Os primeiros correligionários chegaram no local às 8h30 e o evento teve início duas horas depois, com testagem para covid-19 dos participantes. Além de Janones, estiveram presentes prefeitos, deputados e presidentes estaduais e municipais. A mesa do cerimonial foi composta por 31 integrantes, entre eles o deputado federal Sebastião Oliveira, líder do partido na Câmara, o presidente nacional do Avante, Luís Tibé, a presidente do Avante Mulher, Carol Canabrava, e o deputado estadual Rogério Leão (PL- PE).

No encontro o partido fez um balanço do crescimento da legenda desde as eleições municipais e planejou ações para o próximo pleito. A sigla agora conta com 8 deputados federais. Também houve ato de filiação.

Agenda na Capital

Janones chegou ao Recife ainda na sexta-feira, 28, quando esteve com correligionários no Palácio do Campo das Princesas para reunião com o governador Paulo Câmara (PSB). Na ocasião, o Avante defendeu o nome do secretário da Casa Civil José Neto para concorrer à sucessão ao governo pelo arco de alianças da Frente Popular.

O pré-candidato reiterou a tática de se dissociar de Bolsonaro. "Presidente Bolsonaro nunca foi e nunca será uma opção de voto. Não me permito e jamais me permitiria votar em um misógino, racista, homofóbico. Presidente Bolsonaro não é uma opção de voto, não existindo essa opção eu tive como única alternativa viável ao voto na candidatura do (Fernando) Haddad (do PT)", afirmou.

Perfil

Janones é deputado federal de primeiro mandato e ganhou destaque pela defesa do auxílio emergencial. Natural de Ituiutaba, no triângulo mineiro, já era advogado conhecido quando estourou a greve dos caminhoneiros em 2018. Seus vídeos informativos circularam por todos os cantos do Brasil e, em outubro daquele mesmo ano, se tornou o 3° deputado mais votado de Minas Gerais. Atualmente, nas redes sociais, André acumula 13 milhões de seguidores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.