Fechar
GP1

Política

Moraes exclui PP e Republicanos de ação e só PL terá que pagar multa

O presidente do TSE anulou a condenação imposta às legendas, assim como o bloqueio do fundo partidário.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes, excluiu em decisão divulgada nesta sexta-feira (25) os partidos Republicanos e Progressistas (PP) de arcarem com a multa de R$ 22,9 milhões aplicada à coligação da ação sobre os questionamentos ao resultado do segundo turno das eleições presidenciais. O montante é uma penalização em resposta ao relatório apresentado pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto.

Moraes pediu que a legenda incluísse no documento dados sobre o primeiro turno, já que as urnas usadas nas duas etapas do pleito foram as mesmas. Após o PL se recusar a fazer isso, Moraes condenou os três partidos, apontando falhas na argumentação.

Na quinta-feira (24), Progressistas e Republicanos pediram para ser retirados da ação, alegando que reconheceram o resultado do pleito presidencial desde o início.

Inicialmente, Moraes havia determinado a suspensão do Fundo Partidário e a multa a toda a coligação "Pelo Bem do Brasil", que incluía o PP e o Republicanos. Os dois partidos, porém, recorreram ao TSE afirmando que a iniciativa foi uma ação isolada do PL e que ambos não questionaram o resultado das urnas.

“Dessa forma, determino a exclusão de ambos os partidos políticos da presente ação, bem como o imediato cancelamento do bloqueio e da suspensão dos respectivos fundos partidários do Progressistas e do Republicanos, mantendo-se a condenação por litigância de má-fé única e integralmente em relação ao Partido Liberal”, disse Moraes, em sua decisão, fazendo assim, com que conste unicamente o Partido Liberal como autor da demanda.

O presidente do TSE anulou a condenação imposta às legendas, assim como o bloqueio do fundo partidário, e disse que as medidas ficam restritas apenas ao PL.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.