Fechar
GP1

Política

MDB acredita que Rafael vai conseguir manter acordo com PT, diz Pablo Santos

O acordo é para Franzé Silva (PT) presidir a Alepi no 1º biênio e Severo Eulálio (MDB) o segundo.

Deputados estaduais do MDB se reuniram, na manhã desta terça-feira (20), na sede do partido em Teresina, para discutir a eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Durante o encontro, os deputados decidiram que seguirão unidos e acreditando na palavra de Rafael Fonteles (PT) para que se mantenha o acordo para Franzé Silva (PT) ficar com o primeiro biênio e Severo Eulálio (MDB) com o segundo.

De acordo com Pablo Santos, todos os membros da bancada do MDB estiveram presentes. “Foi um encontro proveitoso entre os nove membros do MDB, todos estavam presentes e ficou acordado de posteriormente a gente ter uma conversa com o Rafael Fonteles para que a gente possa continuar com nosso projeto de presidir um biênio na Alepi”, afirmou.

Foto: Germana Chaves/GP1Pablo Santos
Pablo Santos

“O meu sentimento e o dos emedebistas é de confiança no PT, no governador [eleito] Rafael Fonteles para que a gente consiga fazer um consenso para que se comece um governo totalmente alinhado e consolidado para que a gente leve os projetos de interesse do povo para a Assembleia”, completou o deputado Pablo Santos.

Ainda de acordo com o deputado, o MDB não tem nenhuma objeção quanto ao nome de Franzé para o primeiro biênio. “Nós não vamos fazer nenhuma objeção ao deputado Franzé para presidência da Casa. Ele é um deputado preparado, atuante e que temos a certeza que também vai conduzir bem os rumos daquela casa”, garantiu.

“Mas, por sermos a segunda maior bancada, é um direito nosso pleitear o segundo biênio e o nome do Severo Eulálio continua posto. Eu prego a união e a paz e tenho certeza que Rafael vai tentar solucionar essas arestas que estão postas dentro do processo sucessório da Assembleia Legislativa”, pontuou Pablo Santos.

Lenha na fogueira

O deputado Pablo Santos ressaltou ainda que o partido está unido e que estão querendo colocar “lenha na fogueira” para causar um mal-estar dentro do MDB. “Nós estamos todos unidos, não existe essa história de dizer que tem emedebista que não vota em emedebista. Isso é gente que está querendo colocar lenha na fogueira, acho que esse não é o momento de se colocar lenha fogueira, o momento é de se aparar as arestas”, enfatizou Pablo Santos.

“O que eu avalio nesse momento é que quanto menos a gente falar na imprensa de forma agressiva melhor porque se causa um mal-estar com os colegas e isso acaba causando um transtorno maior dentro da base aliada. Base aliada tem que se resolver com a base aliada”, explanou Pablo Santos.

Entenda a polêmica

Até a semana passada, estava tudo encaminhado para que Franzé assumisse a presidência da Alepi nos dois primeiros anos e Severo nos dois anos seguintes, contudo, nessa segunda-feira (19), o deputado Flávio Júnior afirmou que o PT não está disposto a formalizar esse pacto.

“Uma decisão formada dentro do PT, hoje, é que não haverá esse consenso para daqui a dois anos o MDB comandar a Casa. É uma nova eleição daqui a dois anos e a gente não pode fazer uma eleição pensando na outra. O que de fato está acordado dentro do PT com os deputados é que o consenso para que daqui a 2 anos a presidência volte ao MDB está quase solucionado que não haverá”, declarou Flávio Júnior.

Inclusive, foi Flávio Júnior quem organizou uma reunião com os deputados do Progressistas, ainda na noite de ontem, em busca do apoio da bancada da oposição em torno do nome de Franzé.

O resultado da reunião foi positivo, apenas Gracinha Moraes Souza e Wilson Brandão se posicionaram contra o acordo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.