Fechar
GP1

Política

Themístocles Filho apresenta ofício comunicando carta de renúncia

Com a renúncia de Themístocles, Ziza Carvalho será efetivado na vaga de deputado estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho (MDB), apresentou nesta quinta-feira (29), ofício anunciando a entrega de sua carta de renúncia, que acontecerá no próximo sábado (31/12). Após a entrega do documento, a Mesa Diretora da Casa se reúne para aclamar o atual vice-presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), como novo presidente. Em seguida, Franzé vai conduzir os trabalhos para dar posse a Ziza Carvalho (MDB), que assume o mandato de forma efetiva com a renúncia de Themístocles Filho. A entrega da carta está marcada para às 10h e a posse do deputado Ziza prevista para às 11h

A renúncia de Themístocles se deve ao fato dele ter sido eleito para o cargo de vice-governador do Estado nas eleições desse ano. Ele tomará posse ao lado do governador eleito Rafael Fonteles no dia primeiro de janeiro de 2023.

Foto: Alef Leão/GP1Themístocles Sampaio Filho
Themístocles Sampaio Filho

“Ao longo da minha vida política como parlamentar desta Casa Legislativa fiz grandes amigos e amigas, dediquei parte de minha vida em bem representar o povo do nosso Estado do Piauí. Povo esse que escolheu o Rafael Fonteles como governador do Estado do Piauí e me escolheu como seu vice-governador. Deixo muitos amigos na Assembleia. Construí muitas amizades não só no Poder Legislativo, mas também no Executivo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público. A primeira vez que fui eleito para um mandato foi em 1982, como vereador de Teresina. Em 1986 tive a felicidade de ser eleito Deputado Estadual, e fui construindo a minha trajetória política. E a vida é assim”, disse o deputado em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (29).

“A partir de janeiro eu serei vice-governador do estado do Piauí. O trabalho vai continuar, só mudarei de Casa. Registro minha imensa gratidão e respeito aos servidores desta Casa Legislativa, minha admiração aos colegas Deputados e Deputadas que compõem este Poder Legislativo, desejando sucesso e pedindo a Deus que continue iluminando e abençoando o caminho de todos”, completou Themístocles Filho.

A reunião da Mesa Diretora será fechada e deverá acontecer de forma híbrida porque alguns deputados se encontram em viagem.

História

Themístocles de Sampaio Pereira Filho foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Em 2004 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado, cargo que ocupou por 18 anos. Durante seu mandato como Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, ampliou o Palácio Petrônio Portela, construindo o prédio anexo que hoje compreende a parte administrativa da Casa, ficando o Palácio antigo para os Deputados, Sessões e tudo que se diz respeito ao âmbito legislativo. Fundou a TV Assembleia do Estado do Piauí e a Rádio Assembleia. Fundou também o Cine Teatro da Assembleia, com capacidade para 200 pessoas com Foyer para Exposições, lançamentos de livros e eventos de forma geral.

Fundou ainda a Escola do Legislativo que hoje oferece cursos em várias áreas de atuação. Fundou o Centro Cultural do Dirceu Arcoverde, oferecendo cursos de capacitação à população mais carente. Fundou o Centro Esportivo do Monte Castelo destinado à população e aos funcionários legislativos. Determinou a reforma e modernização do Palácio Petrônio Portela, trazendo tecnologia de última geração e viabilizando o treinamento dos funcionários. Atualizou o Interlegis e hoje mantém uma equipe gabaritada e ativa em constantemente trabalho de capacitação e atualização. Fundou um Centro de Ensino no Monte Castelo com professores que atendia à população carente da região, com equipe de professores formada por funcionários da Assembleia Legislativa do Piauí, observando atentamente o potencial de cada a fim de melhor atender ao público piauiense de forma geral.

Construiu um Templo Religioso para missas e eventos, no prédio anexo. Transferiu o Prédio do Setor médico para a praça da Assembleia, reformando e ampliando, trazendo mais especialidades para o Setor. Fundou o Centro de Fisioterapia da Assembleia Legislativa do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.