Fechar
GP1

Política

General Fernando Azevedo desiste de assumir Diretoria-Geral do TSE

O TSE informou que a decisão teria sido motivada por questões pessoais de saúde e familiares.

O ex-ministro da Defesa no Governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), general Fernando Azevedo e Silva, desistiu de assumir a Diretoria-Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão ocorreu às vésperas da posse no cargo, que estava prevista para acontecer no próximo dia 22, mesma data em que o ministro Edson Fachin assumirá a presidência da Corte.

Segundo apurou o Estadão, a decisão teria sido tomada na noite de ontem, 15, mas só foi oficializada e tornada pública nesta quarta-feira, 16, na esteira da entrevista dada pelo futuro presidente do TSE, Edson Fachin, ao jornal. Em conversa com o Estadão, o ministro disse acreditar que as Forças Armadas não vão se atrelar a “interesses conjunturais”, caso Bolsonaro seja derrotado nas urnas. O magistrado declarou que as eleições deste ano devem ser “o maior teste das instituições democráticas” e defendeu: “ditadura nunca mais!”.

Em nota, o TSE informou que Fachin e Alexandre de Moraes foram comunicados na noite de ontem sobre a decisão do ex-ministro, que teria sido motivada por “questões pessoais de saúde e familiares”.

No Palácio do Planalto, segundo apurou o Estadão, ministros do governo que ainda não conversaram com Azevedo e Silva avaliaram, num primeiro momento, que o fato de as Forças Armadas investigarem as urnas eletrônicas pode ter sido uma das razões para a decisão do general de declinar do cargo. O militar é visto por seus pares, dentro e fora do governo, como um oficial de perfil não conflituoso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.