Fechar
GP1

Política

Nixon Frota deixa comando da Coordenadoria de Segurança Pública

Uma das insatisfações alegadas para sua saída é a necessidade de maior estrutura para tocar a pasta.

O coronel Nixon Frota está fora do comando da Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial. A informação foi confirmada, com exclusividade, nesta quarta-feira (02), pelo então mandatário da pasta.

Nixon Frota procurou o prefeito Dr. Pessoa (MDB), ainda na manhã de hoje, depois que rumores da sua saída chegaram ao alto escalão do chefe do executivo.

Foto: Lucas Dias/GP1Carta de demissão assinada por Nixon Frota
Carta de demissão assinada por Nixon Frota

Uma das insatisfações alegadas em seu pedido de exoneração foi a necessidade de maior autonomia para tocar a pasta criada recentemente na administração de Dr. Pessoa. Muito embora tenha tomado a decisão, Nixon Frota se disse grato pela oportunidade dada a ele. "Registro que deixo o cargo forçado que fui, pela evidente impossibilidade de receber o apoio necessário e urgente para promover os avanços e conquistas da Guarda Civil Municipal de Teresina, tornando-a devidamente estruturada", diz trecho do pedido assinado por Nixon Frota.

Veja o pedido de exoneração na íntegra

Foto: Lucas Dias/GP1Pedido de exoneração de Nixon Frota
Pedido de exoneração de Nixon Frota

Em entrevista, no Palácio da Cidade, Nixon Frota detalhou ponto a ponto os motivos e elencou as demandas que não foram atendidas pela administração municipal.

“Conversei com ele [Dr. Pessoa], entreguei a carta, agradeci a oportunidade e expliquei o motivo, após dois anos trabalhando com ele, contando o período da pré-campanha e da campanha, mais 1 ano e 2 meses na prefeitura nessa função junto à Guarda Municipal, seja como comandante da Guarda, seja como coordenador municipal de Segurança”, disse.

O ex-mandatário da pasta frisou que a não criação da secretaria de Segurança, que havia sido proposta, não foi preponderante para a decisão, mas ressaltou que a falta de estrutura fez com que ele não executasse o trabalho da forma como esperava.

Foto: Lucas Dias/GP1Nixon Frota deixa o Governo de Dr. Pessoa
Nixon Frota deixa o Governo de Dr. Pessoa

“Foi uma frustração não ter criado a secretaria. A Guarda, no meu entender, e acompanhando em outros estados, é uma estrutura importantíssima, na verdade, necessária para a atual situação que hoje se encontra Teresina, com a missão de proteger o patrimônio municipal, mas também de levar segurança preventiva para as pessoas. Com a estrutura que a Guarda Municipal tem, com os recursos humanos que hoje tem hoje disponíveis, é terminantemente impossível fazer segurança do patrimônio com o que nós temos; são mais de 1.300 instalações, nós tínhamos pouco mais de 40 viaturas e no segundo semestre do ano passado, além de não investir, o prefeito ainda resolveu economizar, reduzindo o número de viaturas. Então, dessa forma, é complicado. Você vê o resultado de ataques a estações, dessa forma não dá para trabalhar, se não há interesse, não há investimento a gente vai atrás. Fizemos a proposta da criação do Fundo Municipal de Segurança Pública, nunca andou, foi engavetado, não conseguimos o apoio para a legalizar a Guarda Civil, que ainda não está legalizada junto ao Ministério da Justiça e por esse fator fica difícil conseguir recurso. Perdemos no ano passado na faixa de R$ 2 milhões pela Guarda não estar legalizada. Vamos em frente. Agradeço ao Dr. Pessoa pela oportunidade”, pontuou.

A Coordenadoria de Segurança Pública Social e Patrimonial é responsável pela gestão Guarda Civil Municipal de Teresina, que já foi comandada por Nixon Frota no início do mandato de Dr. Pessoa, entre janeiro de 2021 e junho do mesmo ano, quando o guarda municipal André Viana passou a comandar a GCM.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.