Fechar
GP1

Política

PT ingressa com representação contra Instituto Opinar no TRE do Piauí

O PT pediu a suspensão da divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou na manhã de hoje (28) com representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí – TRE-PI, pedindo liminarmente a suspensão da divulgação de pesquisa feita pelo Instituto Opinar, com divulgação de resultados prevista para 30 de março. A pesquisa foi contratada pelo Diretório Estadual do Partido Progressistas e realizada no período de 19 a 22 de março com um total de 1082 entrevistas.

Segundo a representação, a pesquisa teria inúmeras irregularidades, dentre elas, a ausência de nomes de pré-candidatos ao cargo de governador, como por exemplo Cleiton Popular (PTB), Gessy Fonseca (PSC) e Wallace Miranda (NOVO) e que o mesmo erro foi repetido na pergunta ao cargo de senador, no qual o instituto não dá a opção ao entrevistado os nomes dos pré-candidatos ao senado: Fábio Sérvio (PODEMOS) e Kleber Montezuma (União Brasil).

Enfatiza que os pré-candidatos citados foram excluídos das respostas em todos quesitos formulados para governador e senador, atribuindo como opção de resposta somente os pré-candidatos: Major Diego, Rafael Fonteles, Silvio Mendes e Washington Bonfim para governador e Joel Rodrigues e Wellington Dias para senador, “o que certamente influenciará o resultado da pesquisa”.

“A ausência dos demais pré-candidatos como opção de resposta para os entrevistados certamente acarretará influência indevida no resultado da pesquisa, não refletindo a vontade dos eleitores entrevistados”, diz trecho da ação.

A peça também cita a ausência de disco para respostas em relação ao segundo turno e opção da escolha na resposta fora da ordem alfabética e ausência de previsão de cenários do segundo turno com os outros pré-candidatos dos demais partidos.

O PT pede a suspensão da divulgação da pesquisa, sob pena de multa diária de R$ 100 mil e a comunicação da decisão a todos os meios de comunicação existentes, incluindo TV, Rádios e portais, ficando vedado também a divulgação do resultado em redes sociais e grupos de WhatsApp.

A representação está conclusa para decisão ao desembargador Hilo de Almeida Sousa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.