Fechar
GP1

Política

Bolsonaro exonera Bento Albuquerque por causa de alta do diesel

Adolfo Sachsida foi nomeado para ocupar o cargo; informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi exonerado, a pedido, pelo presidente Jair Bolsonaro. A troca foi publicada na edição desta quarta-feira, 11, no Diário Oficial da União (DOU). Adolfo Sachsida foi nomeado e agora irá comandar a pasta. No histórico, o novo Ministro da Economia carrega o título de ex-chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos do Ministério da Economia.

A mudança acontece em meio à duras críticas de Bolsonaro em relação ao lucro da Petrobras, que ele definiu como 'estupro' durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais na última quinta-feira, 5. O presidente fez apelos, aos gritos, para que a empresa não volte a aumentar o preço dos combustíveis no Brasil, citando o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, os diretores e presidente da empresa, José Mauro Ferreira Coelho. Quatro dias após a live, na segunda, 9, a Petrobras anunciou uma alta de 8,87% no preço de venda do óleo diesel nas refinarias.

Para Bolsonaro, a Petrobras “tem gula enorme” e “tem gordura” para “adotar responsabilidade” e não subir o preço dos combustíveis no País. “Vocês têm lucro de 30%. Dá para resolver isso aí”, disse na ocasião.

Bolsonaro fez os ataques pouco antes da divulgação pela Petrobras do resultado do primeiro trimestre deste ano, quando a empresa teve lucro de R$ 44,561 bilhões, valor 3.718% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Minutos antes, ele havia dito que "fontes dizem que o lucro da Petrobras para esse trimestre poderá chegar a R$ 40 bilhões" – o número constava em previsões de bancos.

Porém, após uma sequência de críticas, Bolsonaro reforçou que não iria interferir na companhia. "Eu não mando na Petrobras. Tem uma pesquisa aí dizendo que 70% são favoráveis a que governo interfira na Petrobras. Isso é irresponsabilidade", disse.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.