Fechar
GP1

Política

Entenda cerimônia da posse de Lula e Geraldo Alckmin

A cerimônia de posse começa no período da tarde, em Brasília, e passará por diversos prédios públicos.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o seu vice Geraldo Alckmin (MDB) serão empossados neste domingo (1º) como presidente e vice-presidente da República, respectivamente. A sessão solene ocorre no plenário da Câmara dos Deputados a partir das 15h. Durante as celebrações da posse, o presidente eleito e seu vice passarão pela Catedral de Brasília, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Itamaraty.

Parte da cerimônia de posse deve acontecer na área externa do Congresso Nacional. No gramado, ficarão posicionadas as baterias responsáveis pelas tradicionais salvas de tiro. Na parte da frente do edifício principal, antes da rampa, será hasteada a bandeira nacional e o presidente eleito passará em revista as tropas mobilizadas para o evento. Na entrada da rampa, Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e, de lá, seguem ao interior do prédio pela entrada principal. O roteiro completo da cerimônia pode ser acessado aqui.

Catedral - 14h30

Inicialmente, Lula e a esposa Rosângela da Silva sobem no tradicional carro Rolls Royce em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, no início da Esplanada dos Ministérios. Logo depois o casal juntamente com Geraldo Alckmin e a esposa desfilam de carro pela via S1.

Congresso Nacional - 15h

O desfile levará presidente e o vice para a posse constitucional, que acontece por volta das 15h no Palácio do Congresso Nacional. Lula e Alckmin irão subir com as esposas a rampa do Congresso, que dará acesso ao Salão Negro – onde serão recepcionados pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

No Congresso, Lula e Alckmin irão até o Plenário da Câmara dos Deputados, onde serão empossados oficialmente durante sessão solene.

Pouco depois das 16h, presidente e vice-presidente empossados vão descer a rampa do Congresso Nacional e farão a cerimônia de revista às tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica –que estarão enfileiradas em frente ao espelho d’água do Congresso.

Palácio do Planalto

Em seguida, já como presidente da República e vice-presidente, Lula e Alckmin sobem novamente nos carros e farão um novo desfile na Esplanada dos Ministérios. Pela via N1, os carros chegarão em frente ao Palácio do Planalto.

Por volta das 16h30, Lula fará um discurso na Praça dos Três Poderes. Logo depois ele segue junto com Alckmin ao Salão Leste do Planalto, para cumprimentar autoridades estrangeiras.

Após os cumprimentos, Lula retorna ao Salão Nobre a partir das 18h para dar posse aos 37 ministros do seu Governo. Por fim, o presidente, o vice, e as respectivas esposas, e os ministros e ministras seguem para o Salão Oeste do Planalto para a foto oficial –que encerra a cerimônia.

Palácio do Itamaraty

A partir de 19h30 Lula e o vice Geraldo Alckmin seguem para o Palácio do Itamaraty onde ocorrerá uma recepção aos chefes de Estado de outras nacionalidades.

Festival do Futuro

Do lado de fora do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, o público poderá acompanhar os shows musicais do Festival do Futuro. Mais de 60 artistas vão se apresentar até a madrugada de segunda-feira (02).

Tecnologia

Buscando inserir novidades, a cerimônia de posse em 2023 trará o uso de QR Code nos convites, garantindo que sejam pessoais e intransferíveis. Por meio de aparelhos celulares disponibilizados no local da cerimônia, a leitura do código abrirá um aplicativo com informações sobre o convidado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.