Fechar
GP1

Política

Marcelo Castro quer manter critério para divisão de cargos federais no Piauí

O senador afirmou ao GP1 que nada mais justo do que a quantidade de votos balizar essa divisão.

O desentendimento entre os membros que compõem a bancada federal do Piauí persiste quanto à distribuição dos cargos federais do Estado. O assunto foi tratado pelo senador Marcelo Castro (MDB) em conversa com o GP1, nesta segunda-feira (16), quando ele antecipou que é favorável à manutenção da regra vigente, onde os senadores escolhem primeiro, seguidos dos deputados federais com maior votação.

Castro se mostrou contrário a mudança destes critérios e afirmou que nada mais justo do que a quantidade de votos balizar esse rateio, uma vez que, deve ser levado em consideração o esforço de cada senador e parlamentar federal para ampliar a quantidade de votos em cada pleito.

Foto: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro
Marcelo Castro

“O critério usado no Piauí inúmeras vezes é o da maioria dos estados do Brasil, onde os senadores da base do Governo Federal escolhem primeiro. Os deputados federais que são do campo político do presidente, escolhem na ordem da votação que tiveram. Então o mérito de lutar para ter mais voto não conta? Acho que na eleição temos vários critérios para avaliar, mas o mais justo é o número de votos. Se seguirmos essa sequência o primeiro será o Júlio Cesar, segundo o Francisco Costa, o terceiro será o Castro Neto e assim sucessivamente”, detalhou o senador.

Dentre os órgãos mais disputados pela bancada federal piauiense, estão: Codevasf, Dnocs, Dnit, Incra e Codevasf.

Reunião

O senador antecipou que nesta semana será realizada uma reunião com toda a bancada federal piauiense para que o impasse seja resolvido e, finalmente, o rateio dos cargos seja feito aos aliados do Governo Lula no Piauí.

“Era para ter sido realizada uma reunião no último sábado com os membros da nossa bancada, mas como a maioria não pode ir acabamos desmarcando. Mas, dessa semana não passa, vamos sentar e resolver essa questão de vez”, prometeu o senador.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.