Fechar
GP1

Política

Alepi: Henrique Pires defende consenso no acordo entre PT e MDB

"Defendo que os 30 deputados cheguem ao entendimento. Existe um acordo feito e alardeado", disse Pires.

A conversa do ministro Wellington Dias (PT) com os deputados aliados no último sábado (28), tem reverberado nos bastidores da política. Isso porque a expectativa, sobretudo da bancada de deputados do MDB, é que seja mantido o acordo selado há mais de um mês onde seria alternado com o PT, a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi): Franzé Silva permanecendo no comando da Casa de 2023 a 2024 e Severo Eulálio, assumindo de 2025 a 2026.

Em conversa com o GP1 nesta segunda-feira (30), o deputado emedebista Henrique Pires, afirmou que tem defendido que haja o consenso entre os parlamentares que compõem a Alepi, principalmente os que integram a base do Governo Rafael Fonteles e do ministro do Desenvolvimento Social, senador diplomado Wellington Dias. Pires, lembrou que o acordo entre os dois partidos foi feito e que o cumprimento dele é importante para a base que dá sustentação ao Governo.

Foto: Lucas Dias/GP1Henrique Pires
Henrique Pires

“Luto e defendo que os 30 deputados cheguem ao entendimento. Existe um acordo feito e alardeado pelas lideranças que sempre compuseram os governos Wellington Dias e agora também o fazem no Governo Rafael. Mas a decisão cabe aos trinta [deputados] podendo ouvir a todos os amigos”, disse Pires à nossa reportagem.

Acerto

No mês passado, após encontro do governador Rafael Fonteles com os deputados da bancada do MDB, ficou acordado que o PT, por meio do atual presidente da Alepi, Franzé Silva, seguiria na liderança da Assembleia nos dois primeiros biênios e os dois subsequentes, seriam assumidos pelo emedebista Severo Eulálio. No entanto, mesmo depois de ter sido revelado publicamente o entendimento, um grupo de deputados petistas – Nerinho, Flávio Júnior, Firmino Paulo, Janainna Marques e Fábio Novo – começou a buscar apoios para assumir a Alepi no período prometido a Severo.

A situação desencadeou um grande desconforto na base aliada, ao ponto do governador entrar em campo para assegurar que o acerto feito inicialmente seja cumprido. Para tanto, Fonteles se reuniu com o vice-governador Themístocles Filho (MDB) e com Severo Eulálio e reforçou a eles que palavra dada precisa ser cumprida. Desde então, os emedebistas estão articulando para montar a chapa liderada por Severo, oferendo ao PT a vaga de primeiro vice-presidente, bem como outros espaços da Mesa Diretora.

Eleição conjunta

No dia primeiro de fevereiro, portanto daqui a dois dias, será dada posse aos deputados e deputadas eleitos e reeleitos. Logo depois, será realizada uma eleição conjunta, onde serão definidos na mesma data, os presidentes da Assembleia Legislativa do Piauí para os dois biênios.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.