Fechar
GP1

Política

Senado aprova projeto que facilita registro de agrotóxicos

O projeto de lei afrouxa a norma que regulamenta o registro de agrotóxicos e vai à sanção presidencial.

O plenário do Senado Federal aprovou, nessa terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 1.459/2022, que flexibiliza regras de aprovação, de registro e da própria comercialização de agrotóxicos. O texto agora vai à sanção presidencial.

A matéria concentra o poder de liberação e de registro de novos produtos agrotóxicos no Ministério da Agricultura e Pecuária, esvaziando atribuições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda mantém, contudo, a autoridade de aprovar ou não um determinado produto. A avaliação que se faz é que o texto coloca em confronto os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Foto: Reprodução/FreepikProjeto de Lei afrouxa norma que regulamenta o registro de agrotóxicos
Projeto de Lei afrouxa norma que regulamenta o registro de agrotóxicos

Outra mudança nesse sentido é que o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos será feito em conjunto pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, no texto aprovado na Câmara constava que a divulgação desses resultados ficaria a cargo apenas do Ministério da Agricultura.

No entanto, o senador Fabiano Contarato (PT-RS), que é o relator da matéria no Senado, alterou este dispositivo, buscando preservar “competências da Anvisa” e evitar "interferência indevida na Anvisa, que já conduz programa para análise e divulgação periódica de resultados de monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos”.

Afrouxamento da norma

O projeto de lei pretende alterar a atual lei em vigor, a 7.802 de 1989, que será quase totalmente revogada. Segundo a atual legislação, é expressamente proibido o registro de produtos com substâncias consideradas cancerígenas ou que induzam deformações, mutações e distúrbios hormonais, entre outros.

Já o atual projeto que vai à sanção do presidente da República define como proibido apenas o registro de pesticidas, de produtos de controle ambiental e afins que apresentem risco para os seres humanos ou meio ambiente, enfraquecendo a norma.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.