Fechar
GP1

Política

Sergio Moro vai depor em ações que podem cassar mandato

O relator das ações é o desembargador Dartagnan Serpa. O senador, contudo nega qualquer prática ilícita.

Está marcado para esta quinta-feira (07), às 13 horas, o depoimento do senador Sergio Moro (União Brasil) em duas ações eleitorais nas quais é acusado de abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2022. O relator é o desembargador Dartagnan Serpa Sá.

Se forem julgadas procedentes, as ações ajuizadas pelo PT e pelo PL podem resultar na suspensão dos direitos políticos de Moro por oito anos, o que levaria à perda do mandato. O senador, contudo, nega qualquer prática ilícita.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Sérgio Moro em Teresina
Sérgio Moro

O PL e a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) afirmam nas ações que o desequilíbrio causado por Sergio Moro na campanha eleitoral teve início em 2021, com a filiação do ex-juiz da Lava Jato ao Podemos, em novembro de 2021, e o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República.

Para os autores, a visibilidade para esse ato teria causado desigualdade em 2022, quando Moro se desfiliou do Podemos e ingressou no União Brasil para disputar o Senado Federal, “carregando consigo todas as vantagens e benefícios acumulados indevidamente, ferindo a igualdade de condições entre os concorrentes ao cargo de senador”.

Entre as vantagens obtidas por Moro em relação aos demais candidatos, eles argumentaram que o ex-juiz teve espaço nos meios de comunicação, ações de marketing, remuneração, viagens nacionais e internacionais e outros gastos.

Embora, num primeiro momento, a intenção de Moro fosse disputar o Senado por São Paulo, a Justiça Eleitoral acabou negando o domicílio eleitoral paulista, e o ex-juiz candidatou-se pelo Paraná.

Defesa de Moro

O advogado Gustavo Guedes afirmou, à Justiça Eleitoral, que a legislação eleitoral dispensa a prestação de contas de gastos na pré-campanha.

Sobre a participação em eventos do Podemos e do União Brasil, a defesa disse que Moro “emprestou sua imagem e prestígio públicos em prol das plataformas políticas defendidas pelas agremiações, auferindo benefícios mínimos dada sua notoriedade que há muito precede seu ingresso no mundo político”.

Segundo Guedes, a vitória de Moro na eleição de 2022 “não decorreu da pré-campanha, mas sim da notoriedade alcançada pelo trabalho como juiz e os feitos alcançados pela Lava Jato”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.