Fechar
GP1

Política

Presidente Lula tem encontro com Joe Biden nesta sexta-feira

O encontro entre o presidente brasileiro e norte-americano acontece em meio a tensões entre EUA e China.

Nesta sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Washington. A visita acontecerá em meio a uma tensão entre os norte-americanos e a China. Na quinta-feira (9), data da chegada de Lula aos EUA, foram divulgadas informações oficiais sobre o balão chinês abatido enquanto sobrevoava o estado de Montana.

De acordo com o Departamento de Estado do país, o balão era capaz de monitorar sinais de comunicação e fazia parte de uma frota que passou sobre 40 países em cinco continentes. A China, por sua vez, afirma que se trata apenas de um balão meteorológico. O episódio aumenta a tensão entre as duas potencias mundiais, que também disputam uma aproximação com o Brasil. Biden deve convidar Lula para a cúpula internacional da democracia em março, buscando construir elos no ocidente e diminuir a influência da China.

Foto: Reprodução/FacebookJoe Biden
Joe Biden

Entretanto, março é o mês que Lula viajará para o país asiático. O governo chinês quer aumentar ainda mais os negócios no Brasil, parceiro do país no Brics, junto com Rússia, Índia e África do Sul. O Brasil, por sua vez, quer usar o encontro para tentar convencer o líder Xi Jinping a fazer parte dos esforços pela negociação da paz na Ucrânia.

Entre a atual viagem para Washington e a próxima, para Pequim, o Brasil também fica no meio de uma batalha pela tecnologia. Joe Biden já investiu centenas de bilhões de dólares numa política industrial que tenta deslocar da Ásia para os EUA e outro países a produção de chips. Um dos contemplados poderia ser o Brasil, que ao mesmo tempo é visto pela China como um parceiro estratégico para receber investimentos em infraestrutura, o que aumentaria a influência chinesa nas Américas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.