Fechar
GP1

Política

Mário Moreira é nomeado novo presidente da Fiocruz

A Fiocruz informou ainda que a eleição foi convocada extraordinariamente pelo Conselho Deliberativo.

O doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, Mário Moreira, é o novo presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A portaria com a nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial da União (DOU).

Conforme a instituição de saúde e pesquisa, a nomeação é resultado de eleição interna, que foi realizada entre os dias 22 e 24 de março, para cumprimento do mandato pelos próximos dois anos. Na votação, Mario Moreira recebeu 3.405 votos, ou seja, 91,68% do total de 3.714 votos válidos.

Foto: Divulgação/AscomMário Moreira, presidente da Fiocruz
Mário Moreira, presidente da Fiocruz

“Em um cenário de candidatura única, esse foi o processo eleitoral com maior participação dos servidores da Fiocruz, demonstrando o fortalecimento da gestão participativa e democrática na instituição”, foi explicado em nota.

A Fiocruz informou ainda que a eleição foi convocada extraordinariamente pelo Conselho Deliberativo para escolher o candidato que ocuparia o cargo de presidente até 2024. Mario Moreira sucede Nísia Trindade Lima, que saiu do cargo após ser nomeada ministra da Saúde.

A portaria indicava que o mandato teria um período maior, mas o gabinete da Presidência da Fiocruz encaminhou ao Ministério da Casa Civil da Presidência da República um pedido para "corrigir a informação sobre o período do mandato, publicada equivocadamente na portaria como sendo de quatro anos”.

Mário Moreira vinha ocupando a presidência em exercício da Fiocruz desde a saída de Nísia para o Ministério da Saúde. Na época, ele exercia o cargo de diretor-executivo da Fiocruz.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.