Fechar
GP1

Política

Políticos repercutem cassação do deputado Deltan Dallagnol

Muitos criticaram a cassação e defenderam Deltan, enquanto outros comemoraram a decisão do TSE.

A cassação do deputado federal Deltan Dallagnol, na noite dessa terça-feira (16), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), gerou uma grande repercussão nas redes sociais, principalmente de políticos.

Muitos criticaram a decisão e defenderam Deltan, enquanto outros comemoraram. Sergio Moro foi um dos que se colocaram ao lado do deputado cassado. “Estou estarrecido por ver fora do Parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política. Minha solidariedade aos eleitores do Paraná e aos cidadãos do Brasil”, afirmou o senador.

Já o deputado federal Nikolas Ferreira realizou uma live para comentar a decisão. “Deixo aqui minha solidariedade ao Deltan. Não sei o que fazer. Eles monopolizaram o poder para calar nossa oposição”, afirmou. Nas redes, ele reiterou que a cassação Dallagnol seria uma manobra.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, citou a bíblia e orgulhou-se de ter sido o autor do projeto de lei, em 2010, que estendia a aplicação da Lei da Ficha Limpa para magistrados e membros do Ministério Público, utilizado pelo TSE para cassar o mandato de Dallagnol.

"Sobre julgamento realizado hoje no TSE, lembrei-me de um texto bíblico, que dedico ao presidente Lula: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!” Está em Mateus 5,6", destacou o ministro.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também comemorou a cassação do adversário. “Agora Deltan Dallagnol tem um power point para chamar de seu! Cassado! Responde a processos administrativos pendentes como procurador, ou seja, é ficha suja. Também foi condenado pelo TCU por gastos com diárias e passagens na operação Lava Jato. Eita que dia hein?!”, escreveu a deputada federal.

Indignado

O deputado federal Deltan Dallagnol se manifestou no Twiiter e lamentou a decisão dada que, segundo ele, ocorreu “ao arrepio da lei e da Justiça”.

Deltan afirmou ainda que foi alvo de uma vingança por ter ousado combater a corrupção no Brasil. “Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção”, declarou.

Cassação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, por unanimidade, nesta terça-feira (16), o registro da candidatura do deputado federal e do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Na prática, isso significa a cassação do mandato.

A decisão foi tomada por unanimidade. Os ministros da Corte seguiram a posição do relator, ministro Benedito Gonçalves, que considerou que Deltan pediu exoneração do cargo de procurador do Ministério Público para evitar uma eventual punição administrativa, que poderia tornar ele inelegível nas eleições do ano passado.

Deltan ainda poderá apresentar recurso ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas já sem mandato.

O pedido de cassação foi apresentado pela federação PT, PCdoB e PV e pelo PMN. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou o pedido, mas os partidos recorreram ao TSE.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.