Fechar
GP1

Política

Janja tem poder de veto e interfere no Governo Lula, afirma jornal

Segundo a reportagem do O Estado de S. Paulo, Janja é vista como um problema para o Governo.

O jornal O Estado de S. Paulo publicou, neste domingo (18), reportagem na qual afirma que a primeira-dama, Janja, é vista como um problema para o Governo Lula. Segundo a publicação, a socióloga tem poder de veto no Palácio do Planalto.

“Sem função formal, a primeira-dama se instalou num gabinete de 25 metros quadrados bem ao lado da sala do presidente, no terceiro andar, e dali em diante tem aumentado seu espaço no governo”, diz o texto da reportagem.

Janja já havia dito, logo que Lula assumiu o mandato, que gostaria de “ressignificar” o papel de primeira-dama. Desde então, a socióloga participa de reuniões do presidente com ministros e dá palpite sobre as áreas econômica, social e política.

Ainda segundo o jornal, Janja determina mudanças, trocas e até vetos em campanhas importantes e que, se não gostar, a propaganda não vai adiante.

Interferência no Governo

Entre os insatisfeitos com essa interferência, de acordo com a reportagem, está o ministro da Casa Civil, Rui Costa, por acreditar que Janja prejudica a articulação política do Governo ao impedir que o presidente estabeleça contato com parlamentares.

Janja ainda teria causado desconforto ao ministro José Múcio Monteiro, da Defesa, durante reunião que contou com a presença de outros ministros por tê-lo acusado de não “proteger” Lula como deveria.

De acordo com o jornal, interlocutores de Lula relatam que Janja já deu respostas ríspidas a Múcio, em cenas descritas como “constrangedoras”. Recentemente, entretanto, a primeira-dama teria começado a se aproximar dele.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.