Fechar
GP1

Política

Morre o ex-deputado estadual Campos Machado aos 84 anos

O ex-parlamentar vinha enfrentando uma batalha contra o agravamento de um quadro de leucemia.

Morreu aos 84 anos neste sábado (06), o ex-deputado estadual Antônio Carlos de Campos Machado, renomado advogado criminalista e figura emblemática da política paulista. Com uma trajetória marcada por oito mandatos consecutivos como deputado estadual por São Paulo, ele deixou um legado significativo no cenário político do estado.

O ex-parlamentar vinha enfrentando nos últimos dias uma batalha contra o agravamento de um quadro de leucemia, uma luta que lamentavelmente não pôde ser vencida. O sepultamento de Campos Machado está agendado para ocorrer no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ainda na manhã deste sábado.

Foto: Divulgação/Campos MachadoCampos Machado
Campos Machado

Em uma nota divulgada nas redes sociais, a família expressou pesar pela perda e enalteceu a carreira do advogado, ressaltando sua trajetória na advocacia e na política, que deixou uma marca duradoura em gerações.

O secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, manifestou sua tristeza pela morte de Campos Machado, descrevendo-o como uma lenda da política paulista e brasileira. Kassab, que é dirigente do Partido Social Democrático (PSD), onde Campos Machado se filiou em 2023, destacou sua atuação ativa e influente na política.

Quem era Campos Machado?

O ex-deputado estadual, nascido em Cerqueira César em 31 de outubro de 1939, iniciou sua carreira política na década de 1980 e manteve uma presença marcante na Assembleia Legislativa de São Paulo por décadas. Além de seus feitos como legislador, Campos Machado também se envolveu em disputas pela Prefeitura de São Paulo, tanto como candidato quanto como vice em diferentes pleitos.

Ao longo de sua trajetória, o político passou por filiações partidárias diversas, encerrando sua carreira no PSD desde agosto do ano passado. Sua influência na política paulista foi notável, ganhando o respeito de figuras proeminentes, como Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab.

Em seus últimos atos na política, Campos Machado lançou a Frente Parlamentar "SP Frente Cidadã" no ano passado, buscando formar novas lideranças políticas e fortalecer a democracia por meio de um movimento apartidário.

PEC da Impunidade

Em 2013, o ex-deputado apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado de São Paulo (PEC 1/2013) que gerou amplo debate ao retirar poderes de investigação de promotores de Justiça. Sob o título de "PEC da Dignidade" por Campos Machado e popularmente conhecida como "PEC da Impunidade", a proposta gerou controvérsias e, eventualmente, foi deixada de lado diante da pressão popular.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.