Fechar
GP1

Política

Senado aprova PEC que isenta IPVA para veículos com 20 anos de fabricação

A Proposta de Emenda à Constituição é de autoria do senador Cleitinho e foi aprovada nessa quarta (13).

O Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (13), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com 20 anos de fabricação. O texto agora seguirá para a Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Cleitinho (Republicanos), a PEC foi aprovada com 65 votos favoráveis, quatro contrários e nenhuma abstenção nos dois turnos de votação. A proposta precisaria de pelo menos 49 votos favoráveis.

Para Cleitinho, a aprovação da reforma tributária faltou lidar com um aspecto importante, relativo à justiça fiscal, como a tributação de automóveis com muitos anos de fabricação.

“A despeito do avanço, a nosso ver faltou à reforma lidar com outro aspecto importante relativo à justiça fiscal: a tributação de automóveis terrestres de passageiros com muitos anos de fabricação. Em recente pesquisa, realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), constatou-se que a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, veículos com mais de 20 anos passaram de 2,5 para 3,6 milhões”, argumentou o senador Cleitinho.

PEC do IPVA altera a Constituição

A PEC afetará apenas os Estados de Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, uma vez que os outros Estados já aplicam a isenção.

O relator da proposta, senador Marcos Rogério (PL), ressaltou em seu relatório que o projeto promove justiça social. “Em regra, os proprietários de veículos mais antigos integram as camadas sociais menos abastadas. As despesas com IPVA consomem parcela relevante de sua renda”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.