Fechar
GP1

Política

Aprovação do fim das saidinhas causa insatisfação de Lula com sua base

Lula criticou a base por votar a favor da proposta, alegando que evitaram confronto com a direita.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou insatisfação com a votação do projeto que visa eliminar as “saidinhas” de presídios. A medida foi aprovada tanto no Senado quanto na Câmara, com ampla maioria, liderada pela ala conservadora do Legislativo. Lula criticou a base aliada por votar a favor da proposta, alegando que fizeram isso para evitar confrontos com a direita e as redes sociais.

Segundo fontes próximas ao presidente, Lula se sente pressionado a sancionar o projeto, apesar de muitos pedirem um veto. Ele acredita que seus líderes não tiveram a coragem de enfrentar as críticas que viriam e optaram por apoiar uma proposta que muitos deles discordam.

A aprovação do projeto ocorreu com uma maioria esmagadora, liderada pela ala conservadora do Legislativo. Isso deixou Lula em uma posição delicada, pois agora ele tem que lidar com a decisão de sancionar ou vetar o projeto.

A tendência, segundo assessores, é que o governo sancione o projeto como foi aprovado, com um ou outro veto, sem alterar a proposta central aprovada pelo Congresso, que é acabar com as “saidinhas”. A avaliação é que barrar a íntegra não adiantará, pois um veto seria derrubado pelo Congresso. Portanto, Lula só se indisporia com boa parte de sua base aliada, sem ganhar nada, apenas perdendo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.