Fechar
GP1

Política

Começa hoje julgamento que pode levar à cassação de Sergio Moro

O senador é acusado de praticar abuso de poder econômico e caixa dois na pré-campanha eleitoral de 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou nesta segunda-feira, 1º de abril, o julgamento de duas ações que pedem a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil). A sessão está prevista para começar às 14h, podendo o julgamento se estender para os dias 3 e 8 de abril.

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça responde a duas ações de investigação judicial eleitoral ajuizadas pelo Partido Liberal e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), sob acusação de abuso de poder econômico e caixa dois na pré-campanha eleitoral de 2022. Os dois processos questionam gastos no período em que Moro desistiu de disputar a presidência da República, optando por concorrer ao Senado.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Sérgio Moro
Sergio Moro

O Ministério Público Eleitoral (MPE) verificou, com base em notas fiscais encaminhadas pelo partido do senador à época, que houve um gasto de R$ 2 milhões, valor considerado excessivo para a disputa ao Senado, o que, na avaliação do órgão ministerial, configura abuso de poder econômico.

Caso seja condenado, Sergio Moro, além de perder o mandato no Senado, poderá ficar inelegível por oito anos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.