Das 2.004 pessoas entrevistadas pela Quaest, em pesquisa encomendada pela Genial Investimentos, metade desaprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro e divulgado nesta quarta-feira (12).
A pesquisa mostra uma leve variação negativa na imagem de Lula, rompendo com um ciclo de melhora na avaliação do petista:
- Aprovação: 47% (eram 48% em outubro e 46% em setembro);
- Desaprovação: 50% (eram 49% em outubro e 51% em setembro);
- Não sabe/não respondeu: 3% (nas três pesquisas).
Dentro dos recortes da pesquisa, destaca-se o aumento da desaprovação entre os que se consideram independentes (nem de esquerda, nem de direita):
Aprovação: 43% (eram 46% em outubro);
Desaprovação: 52% (eram 48% em outubro);
Não sabe/não respondeu: 5% (eram 6% em outubro).
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, avalia que a pauta da segurança pública, impulsionada pela Operação Contenção, redirecionou a tendência dos gráficos após a reação do petista ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter aberto alguma vantagem na imagem do atual chefe do Executivo brasileiro.
A pesquisa também pediu a opinião dos entrevistados sobre a fala em que Lula classificou a Operação Contenção, no Rio de Janeiro, como “desastrosa”:
- Concorda: 38%;
- Discorda: 57%;
- Não sabe/não respondeu: 5%.
Além da fala de Lula, o levantamento também quis saber a opinião sobre a operação em si:
- Aprova: 67%;
- Desaprova: 25%;
- Não aprova nem desaprova: 4%;
- Não sabe/não respondeu: 4%.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre os dias 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Ver todos os comentários | 0 |