Fechar
GP1

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

PSB quer que STF mande RJ fazer plano para reduzir letalidade policial

O pedido acontece depois de uma operação policial que deixou 25 mortos na Vila Cruzeiro, na Penha.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e outras entidades pediram que o Supremo Tribunal Federal (STF) mande o Governo do Rio de Janeiro elaborar um plano de redução da letalidade policial em até 60 dias. O pedido acontece depois de uma operação policial que deixou 25 criminosos mortos.

A petição foi apresentada no âmbito de uma ação em que o STF decidiu, ainda em 2020, restringir operações policiais em favelas do Rio de Janeiro apenas para casos excepcionais enquanto durar a pandemia da covid-19. Entre outras entidades que assinam o documento, está a Defensoria Pública do Estado.

Em fevereiro deste ano, o STF aprovou uma série de medidas para diminuir o índice de letalidade das operações policiais, limitando as buscas sem autorização judicial e instalação de GPS e câmeras corporais nos policiais.

Por outro lado, o coronel da PM do Rio de Janeiro, Luiz Henrique Marinho Pires, disse que a decisão do Supremo de restringir as operações em favelas possibilitou a migração de criminosos para o Estado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.