Fechar
GP1

Saúde

Secretaria de Saúde reforça municípios na 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite

Até agora, 10 cidades do interior piauiense já solicitaram ajuda à Coordenação de Imunização.

 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviará equipes de apoio para os municípios do interior que solicitarem auxílio para a execução da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem início no dia 13 de agosto. Até agora, 10 cidades do interior piauiense já solicitaram ajuda à Coordenação de Imunização.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, os municípios de Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Uruçuí, Guaribas, Parnaguá, Queimada Nova, Elesbão Veloso, São Francisco do Piauí, Prata do Piauí e Baixa Grande do Ribeiro receberão apoio da Secretaria. "Esses municípios enviaram ofício à Sesapi solicitando ajuda. Então, enviaremos o apoio pedido, seja em relação a veículos, seja em relação a vacinadores", explica.

Das 10 cidades que solicitaram ajuda à Sesapi para a execução da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, duas não alcançaram a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%: Guaribas (86,77%) e São Francisco do Piauí (91,63%).

Além de Guaribas e São Francisco do Piauí, outros 56 municípios não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. O pior desempenho foi observado na cidade de São José do Peixe, onde foram vacinadas apenas 70,89% das crianças com menos de cinco anos de idade.


Segundo Doralice Lopes, a Sesapi já elaborou estratégias para evitar que esses municípios não repitam o desempenho abaixo do exigido pelo Ministério da Saúde. "Determinaremos prazos fixos para que os municípios alimentem o sistema do Ministério da Saúde: isso terá que ser feito toda sexta-feira. Com esses números em mãos, em toda segunda-feira cobraremos junto às Regionais de Saúde que os municípios com baixo rendimento aumentem a cobertura", assinala.

A estratégia elaborada pela Sesapi será discutida na próxima segunda-feira (8), quando a Coordenação de Imunização reunirá os gestores municipais para mostrar a importância da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. "Na reunião com os prefeitos, pediremos aos gestores municipais que forneçam suporte para as equipes de vacinadores", acrescenta.

Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o Piauí superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde pela primeira vez desde a primeira etapa da campanha realizada em 2008. Das 254.147 crianças com menos de cinco anos de idade, 249.580 foram vacinadas, o equivalente a 98,20%.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.