Fechar
GP1

Saúde

Organização Mundial da Saúde critica declaração de Marcelo Castro

A polêmica declaração de Marcelo Castro aconteceu durante visita à Sala de Situação do Distrito Federal para Controle da Dengue, em Brasília.

 A declaração do ministro de Saúde, Marcelo Castro (PMDB), de que o Brasil está “perdendo feio a guerra contra o mosquito aedes aegypti” continua causando polêmica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criticou a declaração.

O porta voz da OMS, Christian Lindmeier, em Genebra, na Suíça, informou ao site Estadão que a situação é “algo fatalista” e criticou a declaração do ministro ao afirmar que “se esse fosse o caso, poderíamos abandonar o caso. Não é o caso”.
Imagem: Renayra de Sá/GP1Ministro da Saúde, Marcelo Castro(Imagem:Renayra de Sá/GP1)Ministro da Saúde, Marcelo Castro
Afirmou ainda que todos estão trabalhando para tentar eliminar o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e a zika vírus. “Podemos esperar ver a doença em mais lugares. Estamos trabalhando e é difícil eliminar o mosquito”, explicou o porta-voz.

A Organização preferiu não comentar o fato do Brasil ter tido um recorde no número de casos de dengue. “Não é uma luta só brasileira. Ainda vemos o problema nas regiões tropicais. Não posso comenta a situação brasileira. O que sim, vemos, é um esforço em medidas preventivas”, afirmou.

A declaração

A polêmica declaração de Marcelo Castro aconteceu durante visita à Sala de Situação do Distrito Federal para Controle da Dengue, em Brasília. Marcelo Castro afirmou que “nós estamos há três décadas com o mosquito aqui no Brasil e estamos perdendo feio a batalha para o mosquito. Ano passado foi o [ano] que teve o maior número de casos de dengue no Brasil de toda a história”.

Palácio do Planalto insatisfeito


Segundo o jornal Estado de São Paulo, o governo federal avalia que Marcelo Castro corre sério risco de “morrer pela boca”. O ministro está desgastado e vem perdendo as condições políticas de permanecer no cargo em razão de suas declarações polêmicas e da ineficiência ao tratar do avanço da dengue e do zika.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.