Fechar
GP1

Saúde

Médicos utilizam botox no tratamento de bebês com microcefalia

A aplicação da toxina botulínica tem ajudado a aumentar a flexibilidade das articulações e reduzir as medicações tomadas por bebês com microcefalia.

  • Foto: VejaAplicação de botox em bebês com microcefaliaAplicação de botox em bebês com microcefalia

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Recife, utiliza há pelo menos quatro meses a aplicação da toxina botulínica, que tem ajudado a aumentar a flexibilidade das articulações e reduzir as medicações tomadas por bebês com microcefalia.

De acordo com informações do G1, os 15 pacientes que já passaram pelo processo apresentam mais flexibilidade nos movimentos. O ortopedista pediátrico Epitácio Leite é responsável pela aplicação da toxina nos bebês e afirma que houve uma melhora no quadro dessas crianças. “Registramos as crianças antes e depois da aplicação para comparar os resultados e já é possível perceber a diferença na musculatura do quadril e nos braços”, disse.

O ortopedista pediátrico diz ainda que a substância é usada em crianças que possuem malformação e que desenvolvem complicações ortopédicas ao longo dos meses da vida. “São os bebês que têm a musculatura rígida e por isso têm dificuldades para movimentar as articulações dos braços e das pernas”, explica.

“Com as articulações mais flexíveis, a tendência é que os espasmos diminuam e, consequentemente, diminui também o uso de medicamentos para combatê-los”, conclui o médico, que acrescenta que além de melhorar a flexibilidade as articulações, o Botox também ajuda a reduzir as medicações usadas pela criança.

O tratamento consiste em aplicações periódicas da sustância e são realizadas de quatro ou seis meses. “A cada aplicação, o objetivo é avaliar a resposta das crianças e melhorar a flexibilidade das articulações. Os bebês ainda são muito novos para serem submetidos a uma cirurgia e o Botox pode ser uma alternativa até que eles tenham a idade ideal para passar por um procedimento cirúrgico”, completa o médico.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.