Fechar
GP1

Saúde

Vereadores fiscalizam Vigilância Sanitária de Cabeceiras do Piauí

Durante a fiscalização, os vereadores encontraram 69 caixas de hipoclorito de sódio (popularmente conhecido como água sanitária) contendo 3.450 frascos de 50 ml vencidos.

Os vereadores de Cabeceiras do Piauí Elenita Alexandre (DEM), Maria do Carmo (PDT), Francisca Ligório (MDB) e Marcos Tadeu (PSB) visitaram, na manhã dessa segunda-feira (02), a Vigilância Sanitária da cidade, localizada na Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a fiscalização, os vereadores encontraram 69 caixas de Hipoclorito de Sódio (popularmente conhecido como água sanitária) contendo 3.450 frascos de 50 ml vencidos. A grande maioria venceu em 2017 e os produtos eram para serem distribuídos para as famílias do município para uso no tratamento de água para combater larvas como mosquito da dengue e outros.

  • Foto: Divulgação/AscomVereadores visitaram a Vigilância Sanitária de Cabeceiras do PiauíVereadores visitaram a Vigilância Sanitária de Cabeceiras do Piauí

Na ocasião, a primeira-dama e secretária de Saúde, Ana Mota, não se encontrava e os parlamentares foram recebidos pelo diretor da Unidade de Saúde, Itamar Torres, que ao ser questionado sobre o caso, informou que é de responsabilidade dos Agentes de Saúde fazer a distribuição.

Segundo os vereadores, não há nenhum frasco na secretaria de Saúde em condições de ser distribuído para as famílias do município. Marcos Tadeu enfatizou que o papel do vereador é fiscalizar e fazer denúncias com fundamentos. Já para a vereadora Elenita, a situação da saúde em Cabeceiras é grave e lamentável e que vai levar o caso ao Ministério Público.

  • Foto: Divulgação/AscomAlgumas das caixas encontradas pelos vereadoresAlgumas das caixas encontradas pelos vereadores

“Nós somos os fiscais do povo e estamos fazendo nosso papel como deve ser feito e pedimos providências do Poder Público no sentido de solucionar o problema”, afirmou a vereadora Maria do Carmo. A vereadora Francisca Ligória disse que “é mais um desmando com o dinheiro público, pois além da falta de medicamento o pouco que existe ainda está vencido”.

  • Foto: Divulgação/AscomCaixas com validade vencidaCaixas com validade vencida

Outro lado

Procurado, na tarde desta terça-feira (03), o prefeito José Joaquim negou irregularidades. Ele informou que as caixas foram entregues pelo Ministério da Saúde, através da Gerência Regional de Campo Maior, perto do prazo de validade e em quantidade além do necessário.

“O Ministério da Saúde é quem adquire e quem manda para os estados que distribuem para os municípios o hipoclorito de sódio, que é um químico que se usa em água parada para evitar que o mosquito da dengue se reproduza. O que houve foi que o Governo Federal comprou acima do normal e a Regional mandou para o nosso município uma quantidade enorme, além da necessidade, não só para Cabeceiras, mas pra outros municípios também”, afirmou o prefeito.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 José Joaquim, Prefeito de CabeceirasJosé Joaquim, Prefeito de Cabeceiras

O gestor esclareceu ainda que os produtos foram distribuídos de acordo com a necessidade da população: “Os Agentes de Endemias e de Saúde distribuíram, fizeram o trabalho de campo, e sobrou muito que eles mandaram com a validade já quase vencendo”, declarou.

“Uma moradora foi reclamar para uma vereadora que tinha um buraco cheio de água, a vereadora foi buscar o hipoclorito de sódio lá e o rapaz explicou para ela que o Ministério da Saúde tinha enviado a mais e que os que tinham estavam com validade vencida, mas que poderiam ser usados, porque não pode ser usado é em água para o consumo humano, mas para usar no combate ao mosquito da dengue pode”, esclareceu.

O prefeito ainda criticou a vereadora Elenita Alexandre: “Essa vereadora de má fé, da oposição, de nome Elenita, tudo ela quer usar politicamente o que não tem fundamento, isso é só politicagem desse pessoal que não quer trabalhar e quer fazer política de oposição com esse tipo de coisa”, disparou.

“Hoje eu liguei para a Regional de Saúde e amanhã nós vamos entregar todo o excedente, inclusive com validade vencida. Nós aplicamos o que tínhamos que aplicar, inclusive a gerente Simone disse que eu poderia aplicar [com a validade vencida], mas eu disse que não ia mais aplicar. Agora, eu não ia tocar fogo, não ia destruir”, finalizou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.