Fechar
GP1

Saúde

Piauí registra quase metade das mortes por meningite de 2018

As mortes deste ano aconteceram nas cidades de Pedro II, Milton Brandão, Nazária, São Miguel do Tapuio e Teresina.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou nesta quinta-feira (13), que as mortes causadas por meningite em 2019 chegam a quase 50% do total de mortes registradas em 2018.

No ano passado a Sesapi registrou um total de 13 mortes por meningite. Já neste ano, até o dia 29 de maio foram registradas seis mortes, o que chega a ser 46% dos contabilizados em 2018.

As mortes deste ano aconteceram nas cidades de Pedro II, Milton Brandão, Nazária, São Miguel do Tapuio e Teresina. Somente em Pedro II foram duas mortes.

Imunização e sintomas da doença

A imunização contra a meningite precisa ser realizada na infância. A vacina é aplicada no terceiro e quinto mês de vida e reforçada quando a criança completar um, 11 e 14 anos. Ao todo são cinco doses ao longo da vida. Na fase adulta, a vacina só chega a ser necessária em um caso de surto.

A vacina contra a meningite tipo C é oferecida pela rede pública de saúde. Os sintomas comuns da doença são febre, dores musculares, dores de cabeça, vômitos, náuseas, convulsões, sonolência, falta de apetite e presença de manchas vermelhas na pele.

Ainda de acordo com Sesapi, o IDTNP também está em observação no que diz respeito aos protocolos técnicos, sendo adotadas todas as providências relacionadas ao caso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.